33º Congresso Regional aponta caminhos da luta por um ACT digno e em defesa da Petrobrás

O sábado (3/6) foi dia de debate, organização e deliberação para o fortalecimento da luta  da categoria. Trabalhadores próprios, terceirizados, aposentados de diversas unidades estiveram reunidos no 33º Congresso Regional dos Petroleiros da Amazônia

O fórum foi realizado pelo Sindipetro PA/AM/MA/AP – na sede do sindicato -, em Manaus (AM).
O congresso é realizado anualmente e é a instância máxima de deliberação da categoria na região. Esse ano o tema norteador dos debates foi “A Petrobrás, a floresta Amazônica e os nossos Rios: Não deixem que os entreguem”.

Ao longo do dia o clima foi de fraternidade, com falas que debateram o temário da atividade: situação política e econômica nacional e internacional da classe trabalhadora e o movimento sindical no Brasil; desmonte da Petrobrás: luta por uma Petrobrás 100% Estatal e Pública, contra os desinvestimentos e a venda de qualquer Ativo do Sistema; Corrupção; PIDV e reposição do efetivo; defesa da Petros; geopolítica do Petróleo; Jurídico; entre outros.

Os participantes deram bastante ênfase à necessidade de construção de uma nova greve geral que expulse todos os corruptos do Congresso e também o presidente impopular e autoritário Temer. A paralisação nacional geral também é vista como fundamental para revogar a lei da terceirização irrestrita, além de ser o único caminho possível para barrar a aprovação das Reformas Trabalhista e Previdenciária.

Também foi consenso entre os presentes que a categoria precisa se preparar para a Campanha Reivindicatória mais dura dos últimos anos. O empresariado e o sistema financeiro nacional e internacional estão determinados a arrancar o máximo de direitos da classe trabalhadora brasileira, e na Petrobrás o ritmo é o mesmo.

As resoluções, na íntegra, serão publicadas em breve em nosso site para que toda a categoria possa ter acesso. Aguarde.
Por Priscila Duque, jornalista do Sindipetro-PA/AM/MA/AP
Fonte: Sindipetro-PA/AM/MA/AP

Deixe um comentário