Neste sábado (20), Dia da Consciência Negra, entidades do movimento negro e movimentos sociais realizarão manifestações em todo o país e também no exterior na luta contra o racismo e pelo Fora Bolsonaro.
Os atos são convocados pela Coalizão Negra por Direitos e pela Campanha Nacional Fora Bolsonaro, com o lema “Fora Bolsonaro Racista”.
A mobilização unificou as pautas específicas do movimento negro às lutas urgentes da classe trabalhadora brasileira. E o motivo é um só: a gestão e o comportamento do presidente Jair Bolsonaro são os grandes responsáveis pela tragédia econômica e social vivida pelos brasileiros. E, nesse cenário, a população negra é a mais impactada.
Dados levantados pelo Instituto Polis mostram que a taxa de mortalidade por Covid-19 entre homens negros foi de 250 por 100 mil habitantes, enquanto a de brancos foi de 157 óbitos por 100 mil habitantes. Já o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que negros representam 57% dos mortos pela doença enquanto brancos são 41%.
Na pandemia, os setores com maior quantidade de perda de vagas, maior aumento de desemprego – como serviços domésticos, construção civil e comércio – são majoritariamente ocupados os negros. E são também os setores com os piores salários.
A população negra também segue sendo a maior vítima da violência no país. De acordo com o último Atlas da Violência, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em dez anos (2008 a 2018), os casos de homicídio de pessoas negras (pretas e pardas) aumentaram 11,5%, enquanto de pessoas não negras apresentou queda de 12,9%.
Militância virtual
Além ruas, os protestos serão feitos também nas redes sociais com a hashtag #20NForaBolsonaroRacista.
Portanto, todos que não tiverem condições de ir às ruas neste sábado poderão se mobilizar nas redes sociais protestando contra o desgoverno Bolsonaro.
Luta antirracista é tema do Petrocast
O podcast do Sindipetro-SJC desta semana debate a importância do Dia da Consciência Negra com o co-fundador da Afronorte (Associação dos Afrodescendentes do Vale do Paraíba), Claudinei Correa.
Para ouvir, acesse o link do seu aplicativo de áudio preferido:
🔊 Anchor: https://anchor.fm/dashboard/episode/e1ah58k
📱 Itunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/petrocast/id1473194602
🔜 Deezer: https://www.deezer.com/br/show/406082
🎧 Radio Public: https://radiopublic.com/petrocast-85DDNm
🔊 Breaker: https://www.breaker.audio/petrocast
🎧 Site do Sindicato: https://www.sindipetrosjc.org.br/podcast
Fonte: Sindipetro-SJC