30/05: Federações convocam para grande ato unificado em defesa dos participantes da Petros

Na próxima terça-feira, dia 30/05, às 11 horas (com concentração a partir das 10 horas), acontecerá um grande ato unificado em defesa dos participantes da Petros, em frente ao Edifício Senado (Edisen), no centro do Rio de Janeiro.

A manifestação, convocada pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), tem o objetivo de pressionar o aporte imediato da patrocinadora Petrobrás no fundo de previdência, que ano após ano segue deficitário, corroendo salários, aposentadorias e pensões, causando prejuízo aos seus participantes.

A categoria petroleira também reivindica a suspensão do Plano de Equacionamento de Déficit (PED) de 2021 e maior participação dos trabalhadores na gestão da Petros — em respeito ao acordo realizado na 18ª vara do Rio de Janeiro, em 2007, que garante um diretor de seguridade e um diretor administrativo eleito pelos empregados.

“Não é razoável o sacrifício que estão fazendo os aposentados e pensionistas que construíram a Petrobrás. Muitos estão com graves problemas de subsistência devido ao atual equacionamento, inclusive para se alimentar. Nunca houve interesse da Petrobrás em resolver esse problema do equacionamento e do patrocínio”, destaca Adaedson Costa, secretário-geral da FNP.

“Essa é a hora de unir o pessoal da ativa e os aposentados para exigir da Petrobrás o pagamento das suas dívidas e livrar a categoria desse PED assassino, que sequestra as aposentadorias e os salários dos trabalhadores. Vamos juntos nessa luta”, complementa Eduardo Henrique, também secretário-geral da FNP.

Atos regionais

Além do ato no Edisen (RJ), acontecerão manifestações descentralizadas em outros estados do Brasil em defesa dos participantes da Petros. O Sindipetro PA/AM/MA/AP e o Sindipetro AL/SE também organizam atos em suas bases. Em Manaus, o ato ocorrerá na sede da Unidade de Negócios do Amazonas (UN-AM).

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) convoca todos os petroleiros e petroleiras a participar do ato em defesa dos participantes da Petros, no próximo dia 30/05, a partir das 10 horas, no Edifício Senado (Rio de Janeiro) e em suas outras bases.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp