8M: Mais afetadas pela crise, mulheres cobram vacina, renda e Fora Bolsonaro!

A luta das mulheres neste 8 de Março não poderia ser outra: o que o Brasil mais precisa neste momento crítico é de vacina para todos, auxílio emergencial que garanta isolamento aos mais pobres e a queda do presidente Jair Bolsonaro.

Mas com mais mil mortes por dia pelo novo coronavírus, não será possível tomar as ruas. Assim como em todo país, em São José dos Campos, teremos mobilização pelas redes sociais, pequenas intervenções pela cidade e projeções em prédios públicos.

Aumento da desigualdade
A crise sanitária e econômica gerada pela pandemia acentuou as desigualdades no Brasil. Na média, os 10% mais ricos perderam 3% da renda com a pandemia, enquanto os 40% mais pobres perderam 30% da renda, descontando o auxílio do governo.

As mulheres são as mais afetadas. A necessidade do isolamento aumentou o desemprego, que já era maior entre elas. A fome e a miséria voltaram a ser realidade para milhões de pessoas e o vírus se espalhou nas periferias e favelas, onde vivem grande parte das famílias chefi adas por mulheres.

Já se vão três meses que o governo Bolsonaro está enrolando para apresentar uma nova proposta de auxílio emergencial.

Plano contra a crise
É preciso revogar imediatamente o Teto de Gastos para que seja possível a ampliação dos investimentos públicos emergenciais; suspender o pagamento da dívida pública aos grandes credores, para financiar o SUS; e taxar as grandes fortunas e os bancos privados para garantir a renda emergencial e ajuda financeira aos pequenos negócios.

Também vamos pressionar os governos do Estados e o municípios. São José dos Campos, por exemplo, é uma cidade rica e pode ter seu próprio auxílio emergencial na pandemia.

Fora Bolsonaro
Diante do colapso do sistema de saúde, com mais de 90% de ocupação em vários estados, o presidente diz que é preciso salvar a economia e defende medicamentos comprovadamente inefi cazes, restringe os testes, promove aglomerações e desestimula o uso de máscaras. O resultado é a piora da pandemia e da economia.

Bolsonaro segue sendo o principal aliado do vírus e já é reconhecido internacionalmente como o pior presidente na gestão da crise sanitária. Por todos os crimes que já cometeu contra a vida, Bolsonaro precisa cair! 

Fonte: Sindipetro-SJC

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp