A mexidinha de Bolsonaro é cortina de fumaça

Bolsonaro faz nova troca na presidência da Petrobrás pela terceira vez só este ano, num ato desesperador para fingir que está tentando baixar o preço dos combustíveis.

O novo indicado para assumir a presidência da Petrobrás, Caio Mário Paes, que é próximo a Paulo Guedes na pasta de Desburocratização do ministério da Economia, não tem a menor experiência em gestão conforme exigido pelo decreto 8.945 que regulamenta a Lei das Estatais (13.303/2-16) que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública. Na seção VII do decreto, o artigo 28 diz que é obrigatório ter formação acadêmica compatível e notório conhecimento compatíveis com o cargo.
Assim, o nome do novo indicado esbarra em pelo menos dois possíveis impeditivos para sua nomeação: a experiência profissional e a formação acadêmica.

A questão é que os preços dos combustíveis estão em níveis insustentáveis, enquanto a renda média do trabalhador caiu quase 10%, em 12 meses, segundo o IBGE. Mesmo sabendo dos efeitos da privatização das refinarias, que só faz aumentar o valor dos combustíveis, Jair Bolsonaro privatiza mais duas refinarias. Uma no Amazonas e outra no Ceará.

Trocar o presidente da Petrobrás sem alterar a política de preço é apenas cortina de fumaça e malabarismo midiático eleitoreiro. É necessário um real debate sobre a formação do preço dos combustíveis, investimento nas refinarias, reversão das privatizações e novos editais de contratação para petroleiros para aumentar a produção nacional e conquistar a autossuficiência em combustíveis fósseis. Sem isso, a “indignação” do presidente da República e as trocas desastrosas na diretoria da Petrobrás sinalizam somente um desespero eleitoral.

Apesar de tudo, o Comitê de Elegibilidade (Celeg) já aprovou o nome de Caio Paes de Andrade para os cargos de conselheiro de administração e presidente da companhia, conforme fato relevante.
O CA da Petrobrás ainda não deu o aval sobre a nova indicação de Bolsonaro. Reunião acontece na segunda (27). Por isso, todos no ato, segunda (27), 10h, no EDISEN!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp