ACT 2023-2025 assinado

Finalizado o quadro nacional de assembleias, os sindicatos de todo o país assinaram o novo Acordo Coletivo de Trabalho nesta quarta-feira (06/12);  amanhã (07/12) começa a negociação da PLR

A firme atuação dos sindicatos e as mobilizações iniciais da categoria, após duas rejeições unânimes, fizeram surgir esta “3a proposta”, que, apesar de termos conquistado reparações parciais em alguns pontos e um valor financeiro por fora da tabela salarial para alguns setores, o ACT de conjunto mantém aspectos estruturais que frustraram nossas expectativas de recuperação de direitos.

A FNP baseou-se na evidente distância que a proposta apresentada guarda das possibilidades da Petrobrás e do Governo e, por outro lado, pela inexistência de qualquer evidência que os limites já teriam se esgotado, pelo contrário, para apostar na luta e que a proposta poderia avançar.

Como não poderia deixar de ser, entretanto, com o resultado das assembleias – aprovação da proposta na maior parte das bases, os Sindipetros da FNP também assinaram o Acordo, que já está vigente para toda a categoria.

Além disso, já começaremos a organizar os próximos passos de nossa luta, que vai além deste momento, como a questão da luta pelo pagamento das dividas da Petrobrás com a Petros e o fim do PED assassino, PLR, AMS, Plano de Cargos, PED, Teletrabalho, Efetivo Mínimo e um longo etc. Além da luta contra a privatização, da recuperação de nossos ativos, da defesa da PBIO, TBG, etc. E a reintegração dos demitidos e o fim dos processos judiciais contra os ativistas.

A FNP e seus sindicatos seguirão na luta pela derrubada da CGPAR 42 e 49 para que a cláusula condicionante do Acordo Coletivo de Trabalho seja acionada e o custeio da AMS retorne para o 70X30. Amanhã estaremos presentes em Brasília, juntos com as demais categorias atingidas, para cobrar do Governo Lula o compromisso assumido com os trabalhadores.

A primeira reunião de negociação da PLR acontecerá amanhã, 07/12, às 15 horas.

FNP, A LUTA É PRA VALER!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp