Ato por justiça a Moïse são convocados em várias cidades

Mais de sete dias depois do assassinato do jovem Moïse Mugenyi Kabagambe, 24, que foi espancado e morto, foram convocados atos por justiça em várias cidades brasileiras.

No Rio de Janeiro, o ato será neste sádado (05/02), a partir das 10h, na frente do quiosque Tropicália, na Barra da Tijuca, onde Moïse trabalhava e foi morto.

Em São Paulo, também no sábado, o ato será em frente ao Masp (Museus de Arte de São Paulo), na Av. Paulista, às 10h.

O Coletivo Livre Antirracista de Araraquara, município de SP, também irá pedir justiça por Moïse nas ruas, a partir das 10h, m frente a Prefeitura Municipal.

No mesmo dia e horário do ato do Rio de Janeiro, protestos serão realizados em outras capitais do país. Atos já estão confirmados em Belo Horizonte, na Praça Sete. Em Porto Alegre, os detalhes do ato serão definidos em uma reunião nesta quinta-feira, com a presença de associações de imigrantes e refugiados congoleses, senegaleses, angolanos, haitianos, quilombolas e entidades do Movimento Negro. Em Brasília, uma reunião será realizada para definir o local do ato e o material de convocação. Outras cidades devem aderir à jornada de protesto nos próximos dias, transformando o ato em um evento de caráter nacional, como um grito contra o racismo e a xenofobia.

Estão envolvidos nas organizações dos atos a comunidade congolesa, Viva Rio, Grupo Tortura Nunca Mais-RJ, Coletivo de Mães da Maré, Coalizão Negra Por Direito, Anistia Internacional Brasil, comunidade imigrante e movimentos negros de SP.

O ato no Rio de Janeiro também está sendo apoiado também por sindicatos e entidades da sociedade civil, como a OAB e a ABI, mandatos de esquerda e coletivos e cátedras que atuam em apoio à população migrante. Até o momento, mais de 150 apoiam as manifestações.

O jovem foi agredido até a morte por ao menos 4 homens, no dia 24/01. Isso aconteceu após Moïse cobrar salários atrasados no local, onde trabalhava.

Nesta terça-feira (01/02), a Polícia Civil prendeu três homens suspeitos pelo assassinato brutal de Moïse.

LISTA DOS ATOS JUSTIÇA POR MOISE
Sábado, 05 de fevereiro, 10h

Rio de Janeiro (RJ)
Quiosque Tropicália (Av. Lucio Costa, Posto 8, Barra da Tijuca)

São Paulo (SP)
MASP (Av. Paulista)

Araraquara (SP)
Prefeitura Municipal

Belo Horizonte (MG)
Praça Sete

Porto Alegre (RS)
(Local a confirmar)

Brasília (DF)
(Local a confirmar)

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp