Em ofício enviado à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), dia 17 de fevereiro, a Petrobrás informou que decidiu manter, no mês de fevereiro, o retorno ao trabalho presencial no percentual de 40% (empregados que atuam em atividades administrativas), avançando, a partir de 14/março, gradualmente, até o retorno para 100% dos colaboradores.
Mas, no estado do Rio de Janeiro (com exceção das regiões de Duque de Caxias e Norte Fluminense), por força de decisão judicial, o retorno ao trabalho presencial segue suspenso.
Veja o cronograma de retorno aqui.
Luta
Como está detalhado no ofício a seguir, enviado no dia 20 de dezembro 2020 para a empresa, o Sindipetro-RJ solicitou que a compensação imposta das horas referentes às vésperas de Natal e Ano Novo, assim como à tarde da Quarta-feira de Cinzas, não seja aplicada. É o caminho mais justo.
De qualquer forma, mostrando o espírito de negociação, o sindicato propõe, como alternativa, que os trabalhadores tenham a opção de trabalhar e não compensar essas horas e que haja flexibilização para compensação, se ela for aplicada, carta número 276 -véspera de natal e ano novo e quarta-feira de cinzas.