Covid-19: FNP denuncia aumento do número de casos na Petrobrás

No momento em que o Brasil corre o risco de enfrentar uma nova onda de Covid-19 com a variante ômicron, a Petrobrás demonstra preocupação em forçar os trabalhadores próprios a voltar às atividades presenciais.

De acordo com informações divulgadas no site do Sindipetro-RJ, nesta terça-feira (04/01), o EDISEN teve um aumento exponencial nos casos confirmados de Covid-19 no mês de dezembro. Segundo eles, desde o dia 18 de dezembro, o prédio teve 33 casos confirmados e 71 suspeitos. E agora todos, independente se estavam ou não em teletrabalho até então, voltarão ao presencial, mantendo apenas alguns critérios de proteção graças à ação pressão feita pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e de seus sindicatos, senão, nem isso seria exigido.

Confira a matéria do Sindipetro-RJ sobre o número de casos no Edisen, aqui.

Ainda no mês de dezembro, o Sindipetro-LP registrou um aumento no número de casos confirmados de Covid-19 entre trabalhadores da plataforma de petróleo P-69, localizada na Bacia de Santos. Segundo o Sindicato, pelo menos quatro novos trabalhadores positivaram para a doença, totalizando 21 funcionários contaminados. Além disso, novos casos foram confirmados em outra plataforma de petróleo, também na Bacia de Santos.

O sindicato monitora a situação dos trabalhadores da P-69 desde o dia 12 de novembro, quando os próprios funcionários acionaram a entidade após a confirmação dos primeiros casos de Covid-19 na unidade. No dia 19 de novembro, o Sindipetro-LP já contabilizava 17 trabalhadores contaminados. O Sindicato solicitou à Petrobrás a paralisação das atividades na unidade, que foi negada.

No mês de novembro, o Vale do Paraíba, em São José dos Campos, onde está localizada a Refinaria Henrique Lage (Revap), registrou 224 novas internações em decorrência de complicações do novo coronavírus. O número é bem superior ao do período anterior, quando a região teve 36 pessoas hospitalizadas para tratar a doença.

Dados alarmantes

Em 24 horas, as autoridades de saúde registraram 18.759 novos casos de covid-19 e 175 mortes em consequência de complicações associadas à covid-19 no Brasil. As informações estão no novo balanço do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta terça-feira (04/01).

Foram identificados 40 casos no Ceará, 38 em Goiás e em Santa Catarina e 27 em São Paulo. Há também casos confirmados da nova variante em Minas Gerais (16), Rio Grande do Sul (4), Rio de Janeiro (3), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (1) e no Distrito Federal (1).  Ainda há 518 potenciais casos em investigação, a maioria no Rio de Janeiro (309) e Minas Gerais (114).

A FNP cobra da Petrobrás todas as condições de segurança e preservação da saúde dos petroleiros desde o início da pandemia e foi contra a imposição do retorno ao trabalho presencial. Por isso, não é hora de baixar a guarda, só vamos vencer essa pandemia se nos mantivemos unidos contra as arbitrariedades da direção da Petrobrás. Respeitar as medidas preventivas contra a Covid-19 é fundamental para garantir a vida dos trabalhadores.

 

 Fontes: Sindipetro-RJ, Sindipetro-LP, Ministério da Saúde.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp