A Reforma Administrativa pretende modificar radicalmente o regime jurídico dos servidores públicos e dar passos ainda mais acelerados no caminho, já em curso, do desmonte das conquistas de caráter popular inscritas na Constituição de 1988.
O Portal Esquerda Online fez uma série de artigos sobre esta reforma, sobre os servidores e serviços públicos, num sentido mais estrito. E, de maneira mais abrangente, buscou analisar as reformas do Estado brasileiro, tanto as mais recentes quanto aquelas que historicamente moldaram e adaptaram a superestrutura estatal aos interesses das frações de classe dominantes nos governos, em distintos momentos da República brasileira.
O especial reuniu artigos já publicados anteriormente, adaptados e revisados, que buscaram compor um conjunto articulado com outros textos, que possam subsidiar o ativismo de esquerda no enfrentamento a mais esta etapa do desmonte neoliberal vivido no Brasil, particularmente a partir da ascensão do governo de Michel Temer (PMDB), em 2016.
Clique para ler os textos já publicados:
Parte 1 – Um período de grandes mudanças no mundo do trabalho
Parte 2 – As reformas do Estado brasileiro durante a República: uma análise em perspectiva histórica
Parte 3 – As reformas do Estado brasileiro durante a ditadura militar
Parte 4 – Fruto das lutas anteriores, Constituição de 1988 incorpora diversos direitos sociais
*Cacau Pereira é militante da Resistência/PSOL. Coordena o Instituto Classe Consultoria e Formação Sindical e colabora com o Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (IBEPS). Contatos: cacaupereirabh@gmail.com
Fonte: Esquerda Online.