FNP exige explicações da Petrobrás sobre mudança das regras do PCR. Não vamos aceitar!

A FNP (Federação Nacional dos Petroleiros) enviou ofício para a Petrobrás exigindo explicações sobre os motivos da mudança nas regras do PCR (Plano de Carreira e Remuneração), que surpreendeu a força de trabalho. Afinal, muitos trabalhadores aguardavam o aumento de nível que, segundo compromisso assumido pela empresa, ocorreria no próximo mês de julho deste ano.  

Além disso, a FNP também está contestando, judicialmente, o aumento por mérito de quem aderiu ao Plano de Carreira e Remuneração (PCR). O processo, que foi encaminhado em novembro do ano passado, abrange a Petrobrás e a Transpetro e exige o restabelecimento do regramento inicial de 2018 e que sejam pagos os reflexos do modelo de progressão.

Em 2018, a regra era que “todos os empregados participantes do PCR receberiam um nível automático, no período de 60 meses. Isso ocorreria independente de o empregado ter ou não recebido algum nível nos 60 meses anteriores à data da sua aplicação”.

No entanto, com o prazo de 60 meses chegando e a expectativa de todos aumentando, no último dia 1º de abril o RH da Petrobrás, sem nenhum aviso prévio nem justificativa, alterou o padrão da forma como seria feito o avanço de nível automático.

O texto do PCR até então estabelecia que “os empregados não contemplados por mérito no interstício de 60 meses, farão jus a 1 nível automático, atendidos os critérios estabelecidos nessa modalidade”. O período que seria contabilizado é de 1º de julho de 2017 a 1º de julho de 2022.

Agora, às vésperas da data, a empresa muda as regras e anuncia que essa progressão não vai mais ocorrer. Isso é um grande absurdo!

Desde que a Petrobrás anunciou o novo Plano de Carreira e Remuneração (PCR), que a FNP e seus sindicatos vinham alertando que seria mais um golpe da gestão mentirosa da Petrobrás aos direitos historicamente conquistados pela categoria petroleira. Infelizmente, estávamos certos.

Não vamos aceitar! Exigimos o cumprimento do que foi acordado com a categoria!

Progressão do plano de carreiras para todos, já!

Fonte: Sindipetro-SJC

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp