Entre os dias 19 e 26 de novembro, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) participou de três eventos importantes na área de saúde, em Salvador (BA): 2º Simpósio Brasileiro de Saúde do Trabalhador (Simbrastt), o 13º Congresso de Saúde Coletiva (Abrascão) e o Seminário Internacional Carex-Brasil.
Os encontros incluíram participantes de diversas áreas de saúde do país, além de algumas participações internacionais, somando quase 7000 pessoas. Estiveram presentes FNP, Sindipetro-LP, Sindipetro-RJ, NF e FUP.
Os eventos contaram com a participação do diretor de saúde e segurança da FNP, Marcelo Juvenal e pelo suplente da direção executiva da FNP, Marcelo Lima.
Sindicato filiado à FNP é premiado
No Simbrastt foram inscritos mais de 30 trabalhos de experiências e pesquisas relacionados à saúde do trabalhador. O Sindipetro-LP, filiado à FNP, foi premiado com o 2º lugar, com o trabalho “Os casos de câncer entre petroleiros e a prática sindical: formação compartilhada para expansão do objeto na luta pela saúde”, na categoria Formação de Conhecimento.
A participação da FNP nesses eventos foi muito importante diante dos debates sobre surtos de Covid-19, assédio nos locais de trabalho e sobre casos de câncer dentre a categoria petroleira, além deles terem sido realizados em um ano marcado pelos efeitos e prolongamento da sindemia de COVID- 19 e por elevada precarização do trabalho no país e no mundo.