FNP repudia tentativa de cassação dos mandatos de Glauber Braga e Fernanda Melchionna por parte do PL

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) vem a público manifestar seu total repúdio diante das tentativas de cassação dos mandatos do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) e da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), promovidas pelo Partido Liberal (PL), que foram rapidamente encaminhadas ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, nos últimos dias.

O pedido de cassação contra o deputado Glauber Braga é motivado por sua defesa veemente do povo palestino e sua condenação ao genocídio perpetrado pelo Estado de Israel em Gaza.

Trata-se de uma clara tentativa de cerceamento da liberdade de expressão do parlamentar e uma afronta à solidariedade internacional dos povos.

É inaceitável que um debate legítimo sobre direitos humanos e justiça social seja tratado com arbitrariedade e autoritarismo.

Da mesma forma, a investida contra a deputada Fernanda Melchionna ocorre por sua crítica contundente à família Bolsonaro, novamente envolvida em conexões com atividades criminosas.

O uso do Conselho de Ética da Câmara como instrumento de retaliação política viola os princípios democráticos e à ética parlamentar.

É ainda mais preocupante observar a celeridade com que tais representações foram encaminhadas pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, contrastando com a morosidade habitual em casos que envolvem parlamentares alinhados à extrema-direita.

Essas tentativas de intimidação e cerceamento político na Câmara dos Deputados devem acabar.

Exigimos respeito à pluralidade de opiniões e à livre expressão parlamentar.

Expressamos a nossa solidariedade aos deputados Glauber e Fernanda, e reforçamos o pedido pela rejeição dessas representações infundadas e que sejam garantidas as prerrogativas democráticas do livre exercício dos mandatos de ambos.

A Federação Nacional dos Petroleiros permanecerá vigilante e atuante na defesa dos valores democráticos e dos direitos fundamentais, repudiando qualquer forma de autoritarismo e injustiça.

 

ARTE: @samiabomfim

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp