Para marcar o centenário de Paulo Freire, comemorado no dia 19 de setembro, o Sindipetro-SJC vai promover um curso de formação para sócios e interessados, no próximo dia 31 (terça-feira), às 9h30.
A oficina será virtual, pelo aplicativo Zoom, e totalmente gratuita. Para participar, basta enviar uma mensagem solicitando a inscrição para o whattsapp 12 98872-9017.
A palestrante será a pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH/ ENSP/ Fiocruz), Katia Reis de Souza, uma estudiosa sobre a vida e a produção acadêmica de Paulo Freire.
Segundo ela, mais do que uma figura importante no campo da pedagogia, sobretudo da educação popular, Paulo Freire é um ícone histórico da educação brasileira e internacional.
“Freire foi um grande ativista social e político. Seu método de alfabetização supunha, antes de tudo, uma alfabetização política, fazendo dele um grande personagem da história do Brasil”, disse.
O curso irá abordar um pouco da biografia do educador, mostrando como sua trajetória de vida está intimamente conectada com a sua obra. “Toda a teoria do Freire se baseia em questões práticas, de intervenção da realidade. Foi isso que ele praticou a vida toda. A ideia é mostrar que tudo que ele desenvolve, desde os aspectos de sua literatura até os pensamentos em questões metodológicas, está ancorado na prática e nas experiências de vida”, disse.
Mais do que um educador, pedagogo e filósofo, Freire foi um grande humanista, que lançou mão de uma metodologia dialógica para fomentar a emancipação política, social e cultural, valorizando saberes e experiências.
Ele defendia que para ensinar era preciso partir da realidade do aluno e do que ele já conhecia. E sempre com foco no diálogo. “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.
Não perca essa oportunidade para conhecer mais sobre esse ícone da educação. Inscreva-se, já!
Fonte: Sindipetro-SJC