O resultado das eleições para o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal da Petros, divulgado recentemente, mostra que será necessário continuar lutando para defender os interesses dos participantes e assistidos. Os conselheiros eleitos este ano não tem compromisso com os trabalhadores.
Após os desastrosos Planos de Equacionamentos PED/2015 que foram implantados com o objetivo de inviabilizar e privatizar a gestão da Petros, a construção da unidade em torno de uma saída para evitar os novos PEDs foi uma vitória da categoria sobre o plano de inviabilizar os planos PPSPs (Repactuados e Não Repactuados). Nesse momento, o NPP foi um avanço possível e permitiu derrotar o PED assassino e manter a luta pela cobrança das obrigações não cumpridas pela Petrobrás e sua responsabilização pelas ações e omissões praticadas pelos seus agentes e pela falha de fiscalização e supervisão prevista em lei e não realizada.
Graças ao trabalho dos nossos conselheiros, Ronaldo Tedesco (titular) e Marcos André (suplente), que com conhecimento técnico e independência questionaram o PED por seus erros de cálculo e irregularidades que, dentre outras coisas, conseguiram demonstrar a transferência de obrigações exclusivas da Petrobrás com os pré-70 para os pós-70. Quando Tedesco foi afastado injustamente pela Petros, Marcos André deu continuidade a esse trabalho.
Daí a importância de eleger conselheiros que realmente defendem os anseios da categoria. Além disso, os conselheiros eleitos devem sempre prestar contas de suas atividades a quem os elegem. O mandato coletivo é uma obrigação de quem representa os trabalhadores. Quais suas principais atividades? Quais foram seus acertos e seus erros? Responsabilidade e transparência não são palavras para dias de festa, elas são uma obrigação de todos nós.
Por conta disso, comprometidos com participantes e assistidos, os ex-conselheiros, Ronaldo Tedesco e Marcos André, vão falar sobre os mandatos na Petros.
Convidamos a categoria petroleira para que participe da Live que acontecerá, na próxima terça-feira, dia 17/08, a partir das 17h, pelo canal do Youtube da AEPET-BA.
Participe. Questione. Os mandatos que foram encerrados agora, sempre pertenceram a participantes e assistidos.