Premiado em festivais de cinema do país e do exterior, com seleção em mais de 30 mostras de cinema independente, o curta-metragem "Imagens de Um Sonho" será exibido no canal da Mídia NINJA no Youtube no próximo sábado, 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador, a partir de 19h. Dirigido por Leandro Olimpio, ex-jornalista do Sindipetro-LP, que é filiado à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), o documentário traz à tela uma das principais vítimas da crise política desta década: os petroleiros terceirizados da Petrobrás.
Reunindo imagens publicadas no Youtube pelos operários ao longo de 10 anos (2008-2018), o filme explora um capítulo importante do país através de fragmentos da vida operária dentro e fora da fábrica.
Jornalista do Sindipetro Litoral Paulista por dez anos, Olimpio conta que chegou às imagens sem querer. “Estava pesquisando vídeos antigos, da criação da Refinaria de Cubatão, e me deparei com esses arquivos. Vi neles uma correspondência muito forte com os relatos que ouvi nos últimos anos de diversos operários, em atos e greves. Relatos carregados de tristeza não só pela perda de direitos, rebaixamento salarial, e pelo desemprego iminente, mas pela sensação de que a empresa não era a mesma, que o clima estava pesado. Uma melancolia. E mesmo que não fosse essa a intenção, filmando a si próprios esses operários também filmavam as transformações pelas quais passava a empresa e o país”.
Elogiado nos festivais pela extensa pesquisa e pela montagem, o curta leva à tela imagens que estavam destinadas ao quase anonimato. Dispersos e isolados, os vídeos pouco teriam a dizer sobre a conjuntura do país. Mas a partir do olhar de Olimpio, o filme permite enxergar a subjetividade da vida operária.
Informações adicionais
Sinopse
Composto de vídeos publicados no Youtube por terceirizados da Petrobras, o filme explora um capítulo importante do país através de fragmentos da vida operária dentro e fora da fábrica. Com suas próprias mãos, a classe trabalhadora registra – ao longo de uma década (2008-2018) – as alegrias e dissabores de sua jornada.
Ficha técnica
Direção/Roteiro/Montagem/Locução: Leandro Olimpio
Produção: André Garcia e Lufe Bollini
Produtora: Kino-cobra Filmes
Apoio: Mídia Ninja
Premiações
– 17° Curta Santos, na categoria Olhar Caiçara, sendo incorporado ao acervo permanente do Programa Memória-História Oral, da Fundação Arquivo e Memória de Santos
– 19º Maual – Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (Cuiabá, Mato Grosso, 2020)
– Melhor Documentário do 12ª Festival de Cine y Artes Visuales Bugarte – 2020 (Guadajara de Buga, Colômbia).
Menção Honrosa
– 5º Festival de Cine Corto de Envigado, Colômbia (2020)
– Indian International Film Festival (2021)
– 14º Visões Periféricas (2021)