Neste sábado (19) é dia de sair às ruas. Fora Bolsonaro!

Manifestantes de todo o país sairão às ruas, mais uma vez, no próximo sábado (19). Em São José dos Campos o ato vai ocorrer na Praça Afonso Pena, a partir das 9h.

Apesar dos riscos, o genocídio promovido pelo governo ao negar a vacina e desincentivar o isolamento social produziram uma importante mudança no sentimento da população: de que a permanência de Bolsonaro no poder é o maior risco à vida do povo. Abreviar a duração deste governo significará mais vacina no braço, comida na mesa e emprego com carteira assinada.

Este sentimento permitiu a necessária unidade da classe trabalhadora na luta, na Campanha Fora Bolsonaro, e está fazendo a popularidade do governo cair. Segundo a pesquisa XP/Ipespe, divulgada na última semana, 60% da população desaprova a forma como Bolsonaro administra o país.

Muita gente que já está contra o governo ainda tem medo de ir pra rua protestar, por conta da pandemia. Entendemos que esta preocupação é legítima.

Por isso, de norte a sul do país, os protestos estão sendo preparados com a preocupação de manter as devidas precauções contra o vírus. O uso da máscara PFF2 reduz significativamente o risco de contaminação, sobretudo em local aberto, com será o caso dos protestos.

Neste dia 19, leve sua máscara reforçada, seu álcool e toda sua indignação para a rua. Juntos podemos derrotar Bolsonaro!

Confira, abaixo, a nota conjunta de Sindicatos, movimentos sociais, partidos e entidades que integram o Fórum de Lutas do Vale do Paraíba, do qual o Sindipetro-SJC faz parte, sobre o ato de sábado:

COM PREVENÇÃO E SEGURANÇA, DIA 19 VAMOS ÀS RUAS CONTRA BOLSONARO

No momento em que o Brasil está prestes a contabilizar meio milhão de vítimas da covid-19, o presidente Jair Bolsonaro continua atuando conscientemente em favor da morte e da proliferação do vírus, estimulando as pessoas a não usarem máscaras, defendendo o uso de medicamentos sem comprovação científica e fazendo aglomerações sem atenção a medidas de prevenção à doença.

Por tudo o que faz (e não faz) em relação à pandemia, pela alta da inflação, o desemprego recorde, a informalidade crescente, a fome de nosso povo e às ameaças às liberdades democráticas, somos obrigados a sair às ruas, com todos os cuidados preventivos, para lutar pela queda de Bolsonaro. Esse é o nosso propósito no próximo sábado, dia 19 de junho.

O Fórum de Lutas do Vale do Paraíba, grupo que reúne sindicatos, movimentos sociais e partidos de esquerda, organizará um protesto em São José dos Campos, com concentração na Praça Afonso Pena, às 9 horas da manhã. 

Também haverá manifestações em Jacareí (Pátio dos Trilhos, 9h), Taubaté (Bolsão Avenida do Povo, 9h), Lorena (Praça Arnolfo Azevedo, 9h), São Luiz do Paraitinga (Carreata saindo do Bairro do Orris, 15h) e Piracaia (Praça do Rosário, 15h). Moradores de outras cidades têm liberdade para organizar as suas próprias manifestações, nunca se esquecendo do protocolo de segurança, que deve exigir de todos a utilização correta de máscaras (preferencialmente o modelo PFF2, mais eficaz), distanciamento social entre os manifestantes e a higienização das mãos e objetos com álcool 70%. Convidamos a população indignada com essa situação a se somar aos protestos, que ocorrerão em todo o país.

Além de exigir a saída de Bolsonaro da Presidência, vamos reivindicar vacinação para todos imediatamente e a quebra das patentes, para que o imunizante seja distribuído em todo o mundo; auxílio emergencial de, no mínimo, R$ 600; cesta básica para os trabalhadores de baixa renda e desempregados; fim dos despejos durante a pandemia; estabilidade no emprego para os trabalhadores; e o arquivamento da reforma administrativa, que ameaça direitos dos servidores públicos.

Enfim, é hora de nos unirmos para realizarmos grandes manifestações no sábado para tirar do poder quem ameaça nossas liberdades democráticas, direitos e vidas. Não é exagero, portanto, dizer que ir às ruas contra Bolsonaro é questão de vida ou morte.

– Fórum de Lutas do Vale do Paraíba –

Assinam este manifesto:
.: Admap (Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas)
.: Afronte Vale do Paraíba
.: Apeoesp São José dos Campos
.: Associação de Favelas de São José dos Campos
.: Associação de Moradores do Banhado
.: Associação LGBTQIA+ de São José dos Campos
.: Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro – Vale do Paraíba 
.: Coletivo Feminista Marielle Vive
.: Coletivo Reviravolta na Educação
.: Juventude do PT
.: Luta Popular
.: MML (Movimento Mulheres em Luta)
.: MUITAS
.: MUST (Movimento Urbano Sem Teto)
.: Rebeldia – Juventude da Revolução Socialista 
.: Resistência Feminista
.: Sindicato dos Comerciários de São José dos Campos
.: Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba
.: Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio – SEAAC
.: Sindicato dos Empregados em Hotel de Campos do Jordão
.: Sindicato dos Jornalistas – Regional Vale do Paraíba e Litoral Norte
.: Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba
.: Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região
.: Sindicato dos Petroleiros de São José dos Campos e Região
.: Sindicato dos Químicos de São José dos Campos e Região 
.: Sindicato dos Servidores Municipais de Jacareí
.: Sindicato dos Servidores Municipais de São José dos Campos 
.: Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Vale do Paraíba
.: Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Alimentação de São José dos Campos
.: Sindsaúde – Regional São José  dos Campos
.: UJS (União da Juventude Socialista)
.: CSP-Conlutas
.: CUT Vale do Paraíba
.: Unidos Pra Lutar
.: PCB
.: PCdoB
.: PSOL
.: PSTU
.: PT
.: UJC

Fonte: Sindipetro-SJC

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp