Notícias

FNP convoca assembleias em todo o país e publica chamado às bases da FUP

Entenda o indicativo da Federação para o calendário de quinta-feira (08/09) a quarta (14)

08/09/2022
FNP convoca assembleias em todo o país e publica chamado às bases da FUP

A FNP - Federação Nacional dos Petroleiros - orienta seus sindicatos filiados a convocarem assembleias em todo o país entre os dias 9 e 14/09, para apreciar a proposta da Petrobrás apresentada na útlima segunda-feira, 05/09.

Em artigo anterior, vimos que não houve sucesso na negociação, pois a nova proposta têm ainda muitos ataques, confira: FNP INDICA REJEIÇÃO: ENTENDA OS MOTIVOS. Os ajustes da empresa procuraram dividir a categoria, porém, não entraram em temas como reajuste real nos salários, garantia de emprego, AMS e direitos dos petroleiros do horário administrativo, como Teletrabalho e abono de horas do fim de ano.

Por isso, na nossa opinião, os sindicatos e federações devem indicar para as assembleias a rejeição da proposta e a retomada da luta unificada! É possível avançar!

Desde o início da campanha, a FNP defendeu mesa única de negociação (que foi negada pela FUP) e unidade na luta para derrotar a gestão da empresa e o governo Bolsonaro! Conseguimos, com mobilização e muita força nas assembleias, fazer a empresa recuar em diversos ataques. Ressaltamos também a atual conjuntura da companhia, que é de lucros bilionários, para justificar nossa pauta e a linha da campanha: É hora de conquistar direitos! A categoria entendeu o recado, não aceitou a chantagem da ida à CLT e impôs uma grande derrota para a gestão da empresa!

Em reunião com a FNP, a FUP não aceitou a proposta de seguirmos negociando juntos e informou a aceitação da proposta. 

Por isso, a FNP indica para as suas assembleias, às oposições nas bases da FUP e faz um chamado a todos os participantes a apresentarem e aprovarem a seguinte resolução nas suas assembleias:

Rejeição da proposta e ratificação do já aprovado nas assembleias anteriores (voltar à mesa e, no caso de recusa, solicitar mediação e, no caso de negativa, deflagração da greve), mas autorizar o sindicato a assinar o acordo caso a maioria dos sindicatos do país aprovem a proposta.

Não acreditamos que um ou outro sindicato terá condições de fazer uma greve sozinho, neste momento, mas se rejeitamos juntos, podemos sim resistir juntos, por isso propomos condicionar os próximos passos ao quadro nacional.

Este é mais um esforço da FNP pela unidade da categoria, um último chamado à direção da FUP, de seus sindicatos e aos trabalhadores de suas bases que estarão nas assembleias a resistirmos, em unidade, em todo o país. É possível avançar, não há motivos para entregar o jogo antes do apito final! Com mobilização e com uma greve nacional unificada, é possível avançar!

Participe da assembleia de sua base e vamos rejeitar a proposta em todo o país para seguir a luta!

Tags assembleias fnp indicativo

Contato

Av. Passos, 34 - Centro
Rio de Janeiro/RJ
CEP 20051-040 Telefone: 21 2263-5147
fednacpetroleiros@gmail.com

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos