Petroleiros do Terminal de Belém (PA) protestam por medidas de combate à COVID

A principal reivindicação é a abertura de negociações com a direção da empresa para discussão de medidas sanitárias urgentes para conter o surto de Covid na unidade. Foram detectados nas últimas semanas diversos casos positivos entre a força de trabalho.

Mesmo com esse quadro, a gerência local se nega a receber e implantar as reivindicações por melhorias nos procedimentos, como a disponibilização e obrigatoriedade do uso de máscaras padrão PFF2/N95 para todos e ampla testagem RT-PCR para afastamento dos casos ativos. Os trabalhadores denunciam ainda a falta de equipe suficiente para adequada higienização e sanitização dos ambientes comuns, especialmente da salas de controle de operações, que é utilizada diariamente por turmas diferentes de trabalhadores em regime.

Outro problema grave é a atuação da empresa contratada Valmar, cujo preposto tem coagido os funcionários a subnotificar possíveis sintomas de Covid, ameaçando com demissão e corte do vale alimentação durante o eventual período de afastamento.

É fundamental que os trabalhadores dos setores essenciais para a sociedade, como os petroleiros, recebam todas as medidas necessárias de proteção para o desenvolvimento adequado de suas atividades.

EXIGIMOS MEDIDAS URGENTES EM DEFESA DA SAÚDE E DA VIDA:
– RETORNO AO TELETRABALHO DE TODOS OS EMPREGADOS DO REGIME ADM. COM CONVOCAÇÃO PARA ATIVIDADES SOB DEMANDA, REDUZINDO A CIRCULAÇÃO DE PESSOAS NO TERMINAL!
– DISPONIBILIZAÇÃO E OBRIGATORIEDADE DO USO DE MÁSCARAS PADRÃO PFF2/N95 PARA TODOS, COM CONSCIENTIZAÇÃO E INSTRUÇÕES QUANTO AO USO E MANUSEIO!
– TESTAGEM RT-PCR EM MASSA PARA DETECÇÃO E AFASTAMENTO DE INFECTADOS;
– REFORÇO IMEDIATO NO QUANTITATIVO DA EQUIPE DE SERVIÇOS GERAIS, PERMITINDO MAIOR FOCO NA HIGIENIZAÇÃO E SANITIZAÇÃO DOS AMBIENTES DE USO COMUM!
– FIM DAS ARBITRARIEDADES NA VALMAR, CUJO PREPOSTO É RESPONSÁVEL PELA SUBNOTIFICAÇÃO DE CASOS DE COVID-19, ASSÉDIO MORAL E DESMANDOS!

Vejas algumas fotos:

#petrobras #transpetro #sindicato #sindipetro

Fonte: Sindipetro-PA/AM/MA/AP
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp