Petrobrás diz que PLR só sairá após resultado de balanço, mas FNP apresenta duas alternativas para não prejudicar petroleiros

Em reunião com a FNP na tarde desta sexta-feira (9), o RH da Petrobrás informou que irá se posicionar com relação ao pagamento da PLR somente após a apresentação do balanço financeiro do terceiro trimestre de 2014, que está sendo revisado por empresa que faz auditorias das contas da companhia. Segundo a empresa, os resultados do terceiro trimestre deverão ser apresentados até o dia 30 de janeiro.

Antevendo as justificativas do Petrobrás, a FNP propôs então que a empresa pague aos trabalhadores o mesmo que foi adiantado em 2014 e, caso haja diferença para mais ou para menos, o valor seria corrigido na quitação da PLR.

Outra alternativa sugerida pela FNP é que a empresa adiante o pagamento da primeira parcela do 13° salário em janeiro e assim, já com o balanço do trimestre em mãos, o adiantamento da PLR seria pago em fevereiro.

Muitos trabalhadores contando com a PLR se endividam, marcam compromissos, aguardando por sua parte. Alguns, como em um exemplo em nossa base no Litoral Paulista, aguardam sua parte dos lucros para pagar por cirurgias importantes, vital para sua saúde ou de seus familiares.

Mesmo com os problemas denunciados na Operação Lava Jato, a empresa já teria como realizar esses pagamentos com base nos primeiros resultado do trimestre que está sendo revisado. A diferença dos valores poderiam ser acertados posteriormente, na quitação da PLR. O trabalhador não pode ser penalizado pelo erro de terceiros.

De acordo com a cláusula 5ª, que regra o pagamento da PLR, ?O valor do piso terá como base os resultados dos três primeiros trimestres do ano comparativamente aos resultados dos três primeiros trimestres do ano anterior, os efetivos de setembro do ano anterior e do ano das empresas do Sistema Petrobrás que utilizam os mesmos parâmetros para pagamento da PLR, bem como o piso da PLR do ano anterior, vezes 40% (quarenta por cento)”.

Com base na proposta da FNP, o RH irá levar a sugestão da federação para reunião marcada com a diretoria da empresa na segunda-feira (12). Logo após a reunião a FNP será notificada se a proposta foi aceita ou não.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp