Bendine quer vender a Transpetro, começando por navios e gasodutos

O programa de privatização da Petrobrás, intitulado de ?desinvestimento? pela diretoria da empresa, para amenizar o impacto da notícia, começa a ganhar as manchetes da imprensa. A matéria ?Transpetro quer vender 23 navios, quase metade da frota?, publicada nesta quinta-feira (12), no jornal O Globo, fala sobre a negociação em vias de acontecer.

Em reunião da FNP com a Petrobrás, nos dias 26 e 27 de fevereiro, o corporativo da companhia foi questionado pelos diretores da federação, sobre a intenção da venda e afretamento de navios da Transpetro para grupo formado por banqueiros. O assunto até então estava sendo tratado como boato pelo corporativo, mas em seguida, no dia 2 de março, a empresa anunciou aprovação do ?desinvestimento? de US$ 13,7 bilhões para os anos de 2015/2016.

A intenção de Aldemir Bendine, que recebeu carta branca da presidente Dilma Rousseff para limpar a lambança que foi feita pela Operação Lava Jato, é também vender toda malha de gasodutos da transportadora para empresas estrangeiras.

Se a privatização não parece evidente para os mais otimistas, a informação que segue deve colocar uma pá de cal sobre qualquer dúvida: Bendine pretende abrir o capital da Transpetro, que hoje é 100% da Petrobrás, chamando ?parceiros? para entregar mais este patrimônio do povo brasileiro para a iniciativa privada.

O negócio, além de não ser lucrativo para a Petrobrás, aumentará a dependência da empresa, perda de flexibilidade nas operações, custo maior e abre margens de desvios, uma vez que os contratos de afretamento são pouco fiscalizados, como constatado após o acidente do navio-plataforma no Espírito Santos, da terceirizada BW Offshore.

Estamos atentos, petroleiros, e não deixaremos que entreguem nosso patrimônio para saldar dívidas infinitas, provocada pelas artimanhas do mercado.

Fonte: Sindipetro-LP

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp