Confira o boletim de julho e a página do 9º Congresso da FNP
Boletim de julho (clique aqui)
Página do Congresso da FNP (clique aqui)
A Petrobrás acaba de apresentar seu novo Plano de Negócios e Gestão 2015-2019 no qual deixa claro sua opção pelos acionistas, em detrimento dos seus trabalhadores e da sociedade brasileira. Diante das informações e boatos que antecederam à divulgação do plano, os petroleiros já desconfiavam e denunciaram a situação na Carta do Rio, documento aprovado pela Plenária Nacional para organização dos Comitês de Base Contra a Venda de Ativos.
Nas palavras da própria Petrobrás, em comunicado interno aos petroleiros, os únicos ?objetivos fundamentais? são ?a desalavancagem (redução do endividamento para investimentos) da companhia e a geração de valor para os acionistas?. Isso significa que por um lado a Petrobrás reduzirá investimentos e por outro vai moldar sua atuação de forma a oferecer o máximo possível de retorno para seus acionistas. É a conta exata para reduzir a participação da Petrobrás no desenvolvimento do país e ampliar de vez as portas para a privatização dos ativos e para a precarização dos trabalhadores petroleiros próprios e terceirizados.
Para a FNP, qualquer planejamento da Petrobrás deveria priorizar os trabalhadores, que são os principais responsáveis pelos frequentes resultados positivos da companhia, garantindo e ampliando os empregos e as condições de trabalho e evitando demissões e calotes como os que vem acontecendo em diversas obras de responsabilidade da empresa.
Congresso
Diante dessa conjuntura, o 9º Congresso Nacional da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), além de discutir a campanha salarial que se aproxima e a organização da entidade, também cumprirá o papel de preparar a categoria para responder e enfrentar os ataques previstos neste novo Plano de Negócios da Petrobrás. Este será, inclusive, o tema do ato político do congresso, marcado para às 12h do dia 17/7, na porta do Edifício Sede (Edise) da Petrobrás, no Centro do Rio.
A programação do Congresso, entre os dias 17 e 19/7, contemplará discussões sobre diversos assuntos como previdência, Petros, AMS, conjuntura, Petrobrás, opressão, anistia e terceirização, além da plenária final para aprovação das resoluções. Como atividades prévias, no dia 16/7, também ocorrerão os encontros jurídico e de imprensa da FNP e sindicatos filiados. Acompanhe as atualizações sobre o 9º Congresso da FNP pelo site www.fnpetroleiros.org.br.