Protesto será em frente à sede da empresa no Rio (Edise – Av. Chile, 65, Centro do Rio)
Nesta sexta-feira (17), a partir das 12h, os participantes do 9º Congresso da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e militantes de organizações e movimentos sociais que integram a campanha ?Todo o petróleo tem que ser nosso? se concentrarão em frente à sede da Petrobrás (Edise – Av. Chile, 65, Centro do Rio), no Rio, para protestar contra a privatização, a venda de ativos e a corrupção na empresa e em defesa dos direitos dos trabalhadores próprios e terceirizados, que sofrem as consequências da crise na estatal. Como saída para a crise e os graves problemas, os petroleiros e movimentos sociais reivindicam “uma Petrobrás 100% Estatal e Pública”.
Na ocasião, petroleiros e militantes vão deixar claro para a direção da empresa, governo e sociedade que não concordam com o corte de investimentos e a venda de ativos, entre outras medidas que constam no Plano de Negócios e Gestão da Petrobrás apresentado recentemente. Medidas que já vêm sendo denunciadas e criticadas pelos petroleiros mesmo antes da divulgação do plano como na Carta do Rio, documento construído na Plenária Nacional para organização dos Comitês de Base Contra a Venda de Ativos, realizada em maio no Sindipetro-RJ.
Plano só para acionistas
Nas palavras da própria Petrobrás, em comunicado interno aos petroleiros, os únicos ?objetivos fundamentais? do Plano de Negócios e Gestão são ?a desalavancagem (redução do endividamento para investimentos) da companhia e a geração de valor para os acionistas?. Isso significa que por um lado a Petrobrás reduzirá investimentos e por outro vai moldar sua atuação de forma a oferecer o máximo possível de retorno para seus acionistas. É a conta exata para reduzir a participação da Petrobrás no desenvolvimento do país e ampliar de vez as portas para a privatização dos ativos e para a precarização dos trabalhadores petroleiros próprios e terceirizados.
Para a FNP, qualquer planejamento da Petrobrás deveria priorizar os trabalhadores, que são os principais responsáveis pelos frequentes resultados positivos da companhia, garantindo e ampliando os empregos e as condições de trabalho e evitando demissões e calotes como os que vem acontecendo em diversas obras de responsabilidade da empresa.
Congresso
O ato na Petrobrás é parte da programação do 9º Congresso da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), que será realizado de 17 a 19 de julho no Rio de Janeiro, além das atividades prévias programadas para o dia 16. Clique aqui e acesse todas as informações sobre o Congresso.