Confira o documento elaborado pelos companheiros Roberto Ribeiro, Alealdo Hilário e Gervásio Fernandes. Encontro ocorreu na última quinta-feira (16) como atividade prévia do 9º Congresso Nacional da FNP.
Reunidos no auditório do Sindipetro-RJ, Av. Passos, 34, Centro do Rio, para a realização da 3ª Plenária de Aposentados e Pensionistas do Sistema Petrobrás, antecedendo o 9º Congresso Nacional da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), conforme programação divulgada aos Sindicatos da FNP, Fenaspe e Oposições Petroleiras à FUP.
Às 10h demos início a nossa Plenária, compondo a mesa com os diretores Roberto Ribeiro (RJ/FNP), Alealdo Hilário (SE-AL/FNP), Gervásio Fernandes (FNP), Antonio Furtado (RJ/FAAPERJ) e Rui Barbosa (ABRASPETRO-RN).
Registramos as ausências dos companheiros dos Sindipetros LP (que justificou posteriormente a ausência) e São José dos Campos e lamentamos a não participação no evento.
Comunicamos aos presentes que havíamos feito um convite ao RH/MAS/Edise, para indicar um palestrante para o evento com o tema: AMS e Benefício Farmácia com a nova operadora e as demandas geradas.
Fomos informados através de um e-mail a impossibilidade de comparecimento do gerente André Guimarães e de outro substituto.
A palestra sobre o tema foi realizada pelo conselheiro deliberativo suplente, o companheiro Agnelson Camilo, que o fez com muita propriedade, onde esclareceu muitas dúvidas a respeito da nossa AMS e o novo Benefício Farmácia.
Na parte da tarde, a partir das 14h, retornamos ao plenário para dar continuidade a nossa programação com os conselheiros convidados Paulo Brandão, Silvio Sinedino, Fernando Siqueira (deliberativos) e Ronaldo Tedesco (fiscal).
Iniciada a palestra, o conselheiro Paulo Brandão falou sobre a Previdência Pública e a Previdência Complementar (Petros), esclarecendo sobre as recentes aposentadorias conforme a atual legislação previdenciária.
Os conselheiros Ronaldo Tedesco e Silvio Sinedino falaram sobre a situação financeira da Petros e esclareceram a votação dos conselheiros deliberativos sobre o acordo proposto pela Petrobrás/Petros no pagamento dos níveis dos ACT?s de 2004, 2005 e 2006 e ainda comentaram a respeito dos 42 planos de previdência complementar geridos pela Petros que podem ocasionar déficit ao nosso plano.
Discutimos algumas propostas e foram aprovadas pela plenária para serem encaminhadas para a pauta reivindicatória da FNP, além da aprovação da isonomia de pagamento dos níveis para quem perdeu alguma ação na Justiça, em função do pagamento para com aqueles que não deram entrada em ação, como também a reparação aos pagamentos da VPDL, PCAC e RMNR dos não repactuados.