Direção da FNP lamenta o falecimento do escritor e histórico militante da imprensa sindical
A direção da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) lamenta profundamente o falecimento, nesta sexta (24), do escritor e histórico militante da imprensa sindical, Vito Giannotti, e presta solidariedade a seus familiares e amigos. Velório será no Sindipetro-RJ neste domingo (26) a partir das 9h. Às 15h o corpo seguirá para a cremação no Cemitério Memorial do Carmo.
Além de ter ministrado inúmeros cursos e palestras para os sindicatos de petroleiros, do Rio e de outros estados, nas últimas décadas, Vito manteve forte relação com a categoria até sua última semana de vida. No dia 16/7 era citado como um dos possíveis palestrantes de um seminário de comunicação da FNP previsto para acontecer em agosto e no dia seguinte, exatamente uma semana antes de sua partida, estava em frente à sede da Petrobrás, no Rio, protestando junto com os petroleiros contra a privatização da empresa (foto acima).
Italiano de nascimento e brasileiro de coração, Vito tinha 72 anos e vivia no Brasil desde 1964. Foi metalúrgico e dirigente sindical, sempre atuando na área de imprensa. Ajudou a fundar e coordenar o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), entidade sediada no Rio que há duas décadas realiza cursos sobre comunicação sindical e popular em todo o país. Primeiro em São Paulo e depois no Rio de Janeiro, Vito Giannotti era presença certa em manifestações dos movimentos sociais.
Vito Giannotti, presente!