Hoje, 8/10, nossa mobilização foi no Cenpes. Às 6h partiram os ônibus do sindicato com estudantes, desempregados dos estaleiros e do Comperj, sem-tetos e membros de diversas organizações sociais. Para nossa grata surpresa, a resistência aos comitês de convencimento foi muito pequena. As fotos falam mais do que qualquer narrativa.
Fomos surpreendidos pela capacidade de luta da categoria! Conseguimos parar ampla maioria de primeirizados e terceirizados. Sabemos que hoje para parar a categoria temos que contar com os terceirizados e conseguimos isso no Cenpes.
Chegamos por volta das 7h, quando instalamos os comitês de convencimento e colocamos som em várias entradas da unidade. Muitos companheiros e companheiras de base fizeram uso da palavra! Em algum momento, achávamos que a categoria poderia estar contra o sindicato e que podíamos ser atropelados. Então, decidimos avaliar o movimento a cada hora.
Na primeira avaliação do movimento, às 9h, a maioria dos presentes votou pela continuidade do movimento.
Às 10h, novamente, a categoria votou pela continuidade.
Às 11h e ao meio-dia a categoria resolveu suspender o movimento, para acumular forças e voltar a qualquer momento.
Na assembleia que decidiu pela suspensão, ficou acertado que estamos em assembleia permanente e que, a qualquer momento, podemos retomar o movimento no CENPES ou em qualquer unidade do Rio, com o intuito de buscarmos uma solução para o nosso ACT, barrar a venda de ativos e garantir os postos de trabalhos de todos: terceirizados e primeirizados!
Fonte: Sindipetro-RJ
Fotos: Samuel Tosta