Metroviários do Distrito Federal estão em greve

Cerca de 1.200 metroviários do Distrito Federal (30% do efetivo) estão em greve por tempo indeterminado desde segunda-feira (12 de dezembro). Eles reivindicam melhorias no sistema de trens, estações e manutenção, cumprimento do Acordo Coletivo, execução de um concurso público para contratar mais funcionários e equiparação salarial com outras estatais do DF.

De acordo com o sindicato de DF, o Metrô-DF protocolou na última sexta-feira (09/12) uma ação de pedido de ilegalidade da greve junto à Justiça, que foi indeferida. Estão trabalhando cerca de 30% dos empregados da frota em operação. O metrô do Distrito Federal atende diariamente em torno de 200 mil usuários.

O Metrô-DF não está cumprindo 16 cláusulas do Acordo Coletivo assinado em abril deste ano. Entre elas, a empresa não está disponibilizando local para refeições e não entregou os uniformes aos trabalhadores.

As cláusulas econômicas do Acordo Coletivo também não foram fechadas ainda, sob a justificativa de que se iniciara um novo governo e ainda não havia a análise da situação econômica.

Em nota à população, o sindicato afirma: ?Estamos fartos de todo o descaso da política de transportes do DF, em priorizar a maior fatia do orçamento público para financiar o transporte individual, sob pneus, poluente em detrimento de um sistema de transporte coletivo, sob trilhos, sustentável. Queremos a valorização do Metrô e dos metroviários! As ruas de Brasília já não comportam mais a grande quantidade de carros nas ruas, que só aumenta a cada dia. E com a greve dos metroviários o caos aumenta mais ainda!?.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp