Discussão seria sobre o efetivo da companhia. FNP repudia conduta dos gestores da empresa e cobra ressarcimento das despesas para dirigentes participarem da reunião
No início dessa semana, a direção da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) foi surpreendida pela convocação de uma reunião com o RH da Petrobrás sobre o efetivo da companhia (clique para acessar o ofício) para esta quarta-feira (9), uma vez que o combinado na última reunião, realizada no dia 26 de fevereiro, era que esta discussão ocorreria na segunda quinzena de março. Apesar do pouco tempo para providenciar a participação de seus dirigentes, que atuam em diversos estados do país, a direção da FNP atendeu ao chamado e se preparou para a referida reunião. No entanto, poucas horas antes do horário marcado os dirigentes foram mais uma vez surpreendidos, dessa vez com o cancelamento da reunião pelo RH (clique para acessar o ofício).
De imediato, a direção da FNP, já reunida na sede do Sindipetro-RJ, respondeu ao ofício (clique aqui para acessar a resposta) demonstrou sua insatisfação com o cancelamento arbitrário da reunião sobre o efetivo, insistiu para que a agenda fosse mantida, dada a importância e urgência do tema, e adiantou a solicitação de ressarcimento das despesas (transporte e hospedagem) para os dirigentes participarem da reunião, caso ela realmente fosse cancelada, o que acabou sendo confirmado em novo ofício (clique aqui para acessá-lo). Mesmo assim, a direção da FNP fez questão de comparecer à Petrobrás no horário proposto anteriormente para reforçar o que já havia comunicado em ofício. De acordo com o gerente de Relações Trabalhistas e Sindicais, Maurício Lopes, a diretoria executiva da Petrobrás, em reunião na terça-feira (8) não autorizou a realização da reunião sobre efetivo com as entidades sindicais e não há nenhuma previsão para que ela aconteça.
As próximas agendas confirmadas da FNP com a Petrobrás são o Fórum de Efetivo, no dia 6 de abril, e a segunda rodada de reuniões de acompanhamento do ACT, marcada para os dias 7 e 8 de abril.