A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e Sindipetro Litoral Paulista estiveram em Salvador nesta segunda-feira (14/03) para debater e articular estratégicas para combater a privatização da Petrobrás.
Em defesa dos campos terrestres, do Pré-sal e do Sistema Petrobrás, o Sindipetro Bahia organizou audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia com a presença de trabalhadores, deputados, vereadores e prefeitos da região.
Diante da atual situação e da política do governo Dilma (PT), que selou acordo com Serra (PSDB) para a entrega do pré-sal e vem acelerando o desmonte da empresa, é mais do que urgente a unidade de todos os trabalhadores petroleiros para combater uma política privatizante que já resultou na demissão em massa de centenas de trabalhadores indiretos e que ameaça os postos de trabalho dos diretos.
?Viemos aqui para demonstrar não só à sociedade, mas também aos petroleiros e dirigentes da categoria, que independente das diferenças políticas existentes no movimento sindical o momento é de unidade naquilo que temos acordo: a defesa do pré-sal e da Petrobrás?, afirmou Adaedson Costa, coordenador do Sindipetro-LP e secretário-geral da FNP. Também estiveram na atividade os diretores do Sindipetro-LP Fábio Mello e Péricles Augusto.
Na Bahia, dois dos polos de produção mais rentáveis foram os escolhidos pela Petrobrás para serem entregues à iniciativa privada. Um deles é Buracica, que possui sete campos e está localizado na região dos municípios de Catu e Alagoinhas. O outro é Miranga, com nove campos e situado na região de Pojuca.
Com a venda desses polos, cerca de 250 trabalhadores diretos ficam sem postos de trabalho e amargam a incerteza se serão transferidos, quando e onde podem ser realocados. Para os cerca de 750 trabalhadores indiretos a realidade é ainda mais cruel. Esses, serão demitidos.
O objetivo é repetir essa iniciativa nos demais estados atingidos pela venda dos campos terrestres, como Ceará e Alagoas/Sergipe, organizando novas audiências com a população.
Em Santos ? Para ampliar a campanha em defesa do pré-sal e contra o desinvestimento, dirigentes do Sindipetro-LP irão entregar, na noite desta segunda-feira, cartilhas com a saída dos trabalhadores para a crise da companhia na palestra ?A mídia no Brasil? do jornalista Paulo Henrique Amorim, que acontece às 19 horas na Universidade Santa Cecília (Bloco E, 4º andar). A atividade é organizada pela Frente Democrática e Popular Baixada Santista.
Fonte: Sindipetro-LP