Repetindo a vitória massacrante obtida em fevereiro deste ano no Sindipetro-SJC, quando a chapa apoiada pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) atropelou a chapa da Fupbrás (subsidiária da Petrobrás), as eleições no Sindipetro-PA/AM/MA/AP tiveram como desfecho uma vitória esmagadora da chapa 1, formada pelos companheiros da atual diretoria e apoiada pela FNP.
Após dez dias de votações, realizados entre os dias 2 e 11 deste mês de novembro, foram contabilizados no total 595 votos. Destes, 497 para a chapa 1 e irrisórios 91 votos para a chapa 2. Ou seja, a chapa apoiada pela FNP conquistou nada menos do que 85% dos votos e representará os trabalhadores no próximo triênio (2011-2014).
Com este resultado, mais uma vez a FNP se consolida como uma alternativa de luta à atuação pelega da Fupbrás (subsidiária da Petrobrás), cujos dirigentes se tornaram agentes políticos da empresa, auxiliares dos abusos cometidos pela companhia contra seus trabalhadores.
Os trabalhadores escolheram o caminho da luta e decidiram por garantir um sindicato independente do governo e da empresa, no qual a base decida sobre seu próprio destino. Por isso, mais do que uma vitória eleitoral, este resultado reflete o alto grau de indignação da categoria com as sucessivas traições cometidas pela Fupbrás (subsidiária da Petrobrás), sobretudo nas últimas campanhas salariais. Atuando em benefício próprio, ?engajados? na luta por manter seus cargos de alto escalão, o esfacelamento e degeneração dos componentes desta entidade são irreversíveis.
A FNP ? através dos sindicatos do Litoral Paulista, São José dos Campos, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Alagoas/Sergipe e Pará/Amazonas/Maranhão/Amapá ? comemora mais esta vitória de toda categoria petroleira. Que venham as próximas eleições!