Parente terceiriza o ônus da Petrobrás para os petroleiros

Em carta encaminhada à categoria na semana passada, o presidente da Petrobrás, Pedro Parente, mostra unidade com a direção da companhia e decorre sobre ?como poderemos, como força de trabalho, acelerar a recuperação da Petrobrás?

O discurso tenta minar a nossa organização e mobilização nesta Campanha Salarial e contra a venda de ativos. O que está em jogo é o agravamento da relação capital-trabalho. Não à toa, a Petrobrás tenta aumentar a rentabilidade com o corte de mão de obra. 11.704 petroleiros aderiram ao PIDV. A imprensa associou o PIDV ao crescimento de 5% das ações da Petrobrás, o que aumenta a ?atratividade? para a venda de ativos. Ainda mais com a recuperação do preço do barril, cotado a 46 dólares.

Pedro Parente tenta deslegitimar a pauta de Campanha Salarial protocolada pela FNP ignorando o fato de a categoria amargar todo o governo FHC sem aumento real e de nos últimos anos o debate ter girando em torno da remunerável variável.

É um atrevimento o presidente da Petrobrás afirmar que a categoria teve reajustes acima da inflação de 50,8% entre 2003 e 2015 quando só no ano passado, por exemplo, a diretoria da empresa teve 23% de aumento acima da inflação.

Já não recebemos PLR este ano. Não é justo que nós arquemos com o prejuízo da queda de receitas causadas pelos desinvestimentos, uso político da Lava Jato e loteamento de cargos na direção da empresa.

Parente assedia a categoria com a redução da jornada com a redução de salário e tenta imputar aos petroleiros a condição de privilegiados quando, na verdade, somos responsáveis por transformar a companhia numa gigante do petróleo tão rentável que todo o mundo está de olho nos seus ativos.

Não vamos aceitar a redução de direitos. A Petrobrás é rentável e os trabalhadores têm que ser respeitados. As mobilizações de ACT, contra a venda de ativos e da retirada da Petrobrás de operadora única do pré-sal estão sendo intensificadas com a Caravana Nacional da FNP, que esteve na Revap, terça-feira, 6.

Os desafios são imensos, mas a unidade dos trabalhadores pode alcançar resultados reais para a categoria. Vamos juntos, companheiros (as), construir uma Campanha Salarial vitoriosa!

Fonte: Sindipetro-SJC

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp