Apresar de todo processo de desacreditação sofrido pela Petrobrás e da exploração do pré-sal, criado pela grande mídia e entreguista do patrimônio brasileiro, a produção segue batendo recordes. Números calam aqueles que defendem a privatização da empresa e sua saída da exploração de blocos.
A Petrobrás, em seu blog Fatos e Dados, divulgou na última segunda-feira (12) que a produção total de petróleo e gás natural, em agosto, foi de 2,84 milhões de barris de petróleo equivalente por dia (boed), sendo 2,72 milhões boed produzidos no Brasil e 120 mil boed no exterior.
A produção total de petróleo e gás no Brasil foi recorde mensal, bem como a produção média de petróleo no país, que atingiu 2,22 milhões de barris por dia (bpd) em agosto. Adicionalmente, em 19/8, atingimos nova marca diária, com volume de 2,33 milhões bpd, superando o recorde diário anterior, alcançado em 22 de dezembro de 2014, de 2,30 milhões de bpd.
Produção no pré-sal aumenta 4% e atinge novos recordes
A produção de petróleo e gás natural operada (parcela própria e dos parceiros) na camada pré-sal cresceu 4% em agosto, alcançando novo recorde mensal, de 1,36 milhão boed.
O resultado se deve, principalmente, à interligação de novos poços e ao crescimento da produção dos poços já interligados aos FPSOs Cidade Maricá e Cidade de Saquarema, ambos instalados no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos. FPSO é a sigla em inglês para unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo.
Em agosto, a produção de média de petróleo operada pela Petrobrás e parceiros, no pré-sal foi de 1,1 milhão bpd, também um recorde mensal. Além disso, a produção diária de petróleo naquela província atingiu, no último dia 28/8, novo recorde diário com a produção de 1,22 milhão de barris.
A venda dos ativos na Argentina impactou a produção internacional, resultando em uma redução de 1,4% na produção total da companhia. A produção de petróleo no exterior contribuiu com 68 mil bpd para a produção média da companhia no mês, de 2,29 milhões bpd.
Produção de gás natural no país atinge novo recorde
A produção de gás natural no país, excluído o volume liquefeito, foi de 79,5 milhões m³/dia, 0,1% acima da do mês anterior (79,4 milhões m³/dia), atingindo novo recorde mensal.
A produção média de gás natural no exterior foi de 9,6 milhões m³/d, 40% abaixo dos 16 milhões m³/d alcançados no mês anterior, devido ao desinvestimento dos ativos na Argentina.
Votação da entrega do pré-sal é adiada
Enquanto isso, ontem(13), foi adiada na Câmara Federal a votação do Projeto de Lei (PL) 4567/16, que retira da Petrobràs a exclusividade sobre a exploração do pré-sal. Agendado para ser decidido em plenário nesta terça-feira (13), o PL sofreu uma nova prorrogação como resultado da articulação de parlamentares da oposição e de entidades de petroleiros, que lutam pelo fracasso da proposta.
A expectativa agora é que o projeto volte à pauta do plenário somente no início de outubro, após o primeiro turno das eleições municipais.
Abaixo assinado em defesa do pré-sal
Vale lembrar que a APN e o Sindipetro-RJ apoiam incondicionalmente a soberania do Brasil. Por isso, acesse o site presalnaoabromao.com.br e assine o abaixo-assinado eletrônico contra o PL 4567/16, projeto do senador José Serra (PSDB-SP) que pretende entregar o pré-sal.
Abrir mão do pré-sal é jogar fora a chance de conquistar saúde e educação de qualidade para o nosso povo. Antes ninguém queria se arriscar a explorar o pré-sal, agora que ficou fácil não vamos permitir! Participe desta campanha!
Fonte: Blog Fatos e Dados e Brasil de Fato. Reproduzido da Agência Petroleira de Notícias.