E a xepa de Parente continua: Petrobrás vende refinaria no Japão

O Conselho de Administração da Petrobrás aprovou, em reunião realizada nesta segunda-feira (17), a venda de 100% das ações da Nansei Seikyu (NSS) para a Taiyo Oil Company

A NSS é uma empresa localizada na ilha de Okinawa, no Japão, e detida integralmente pela Petrobras International Braspetro ? PIB BV. Possui uma refinaria com capacidade de processamento de 100 mil barris por dia de petróleo, 36 tanques que armazenam 9,5 milhões de barris de petróleo e derivados, além de três píeres para carga e descarga de navios e uma monobóia. Atualmente, a refinaria e a monobóia encontram-se hibernadas. ANSS, através da prestação de serviços de terminal, atende a cerca de 50% do mercado de Okinawa.

A Taiyo é uma empresa japonesa de capital fechado, de importação, exportação, refino e venda de produtos petrolíferos, com sede em Tóquio. Possui uma refinaria e oito terminais de petróleo e derivados no Japão. A empresa também manufatura, processa e vende produtos petroquímicos.

O valor da venda da NSS é de US$ 129,285 milhões e será integralmente pago no fechamento da operação, previsto para dezembro de 2016.

A venda da NSS foi conduzida por meio de processo competitivo e o preço da transação foi avaliado por três instituições financeiras, através de duas opiniões de valor justo (fairness opinion) e um relatório de avaliação (valuation report).

Segundo a Petrobrás a operação faz parte do Plano de Desinvestimentos e está alinhada ao Planejamento Estratégico da Companhia.

A conclusão da transação está sujeita a determinadas condições precedentes usuais, incluindo a aprovação pelos órgãos reguladores competentes.

Fonte: Blog Fatos e Dados

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp