Sindicato convoca categoria para assembleia no próximo dia 8

Os petroleiros do Litoral Paulista têm compromisso marcado com o Sindicato no dia 08: uma nova assembleia da campanha reivindicatória, que acontece dias após a reunião entre FNP e Petrobrás no dia 29, no Rio de Janeiro
Após a apresentação de três propostas, recheadas de ataques, a categoria rejeitou amplamente em todo o país o que Pedro Parente chama de ?avanços possíveis?. Isso demonstra que a falácia do ?sacríficio necessário?, martelada pelo presidente da Petrobrás em cartas à categoria, não pegou. Pelo contrário, gerou grande indignação entre os petroleiros.

Desde então, mobilizações e atrasos vêm sendo realizados. Primeiro, para conscientizar a categoria sobre a necessidade da luta. Segundo, para demonstrar que é possível resistir à tentativa de retirada de direitos, que está intimamente ligada ao desmonte da Petrobrás.

Na última terça-feira (29), a empresa apresentou a quarta proposta de acordo coletivo. Embora tenha recuado num dos principais ataques, a tentativa de impor hora extra a 50%, segue oferecendo reajuste zero parcelado e tentando impor a proposta de redução salarial com redução de jornada. Outro ponto que a empresa acabou cedendo, fruto da pressão e insatisfação da categoria, foi em relação à migração do auxílio almoço para o vale alimentação. Na terceira proposta, essa transferência era obrigatória. Agora, passa a ser opcional.

Na verdade, é o que costumamos falar no ?boca a boca?: a empresa tirou os ?bodes? da sala. Ou seja, tenta apresentar como um avanço a retirada de direitos que ela tentou impor na primeira proposta. Agora, concretamente, se inicia as negociações na medida em que partimos minimamente daquilo que já temos garantido para buscar um avanço, sobretudo no aspecto econômico.

A assembleia acontece às 17h30, em primeira chamada, e às 18 horas, em segunda chamada. A expectativa é de que no dia 19 seja apresentada uma nova proposta.

Todos estão convocados!

Fonte: Sindipetro-LP

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp