Petroleiros do Cairo são demitidos e perseguidos pelos patrões

Recebemos a notícia de perseguições iniciadas em outubro do ano passado contra os trabalhadores e dirigentes do Sindicato Independente de trabalhadores da Schlumberger Cairo na Indústria de Petróleo. No mês passado, fevereiro, quatro dirigentes do Sindicato foram demitidos por essa empresa. Isso sem falar nas ameaças contra os trabalhadores afiliados ao novo Sindicato.

Todas essas ações têm sido feitas em conjunto com a velha direção do Sindicato Oficial, instrumento de controle dos trabalhadores da odiada ditadura de Mubarak. Com o objetivo de preservar o velho sindicato que de fato não representa e nem organiza os trabalhadores nas lutas em defesa de seus interesses.

Queremos lembrar que essas ações contrariam todas as Leis da Organização Internacional do Trabalho, que garantem o livre direito de organização sindical dos trabalhadores. Bem como a nova realidade do Egito, após a queda do ditador odiado, onde os trabalhadores conquistaram o direito de livre organização sindical.

Lamentamos que episódios como este sejam a prática desta empresa. Em particular no Egito, cujo povo tem sido um exemplo mundial na luta por liberdades democráticas. Vimos exigir a imediata reintegração dos dirigentes sindicais demitidos e o fim de toda perseguição e ameaças contra os trabalhadores que desejem se organizar junto ao Sindicato Independente.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp