Iniciativa visa esclarecer informações equivocadas sobre ações populares que suspenderam a venda de ativos da Petrobrás
Por Vanessa Ramos, jornalista da FNP
A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) solicita direito de resposta sobre matéria publicada no dia 9 de dezembro, sob o título ?Sindicatos comemoram atraso em venda de ativos da Petrobras?, no site da revista Exame, e ?Sindicatos comemoram atraso em venda de ativos da Petrobras e veem dificuldade para greve?, no site do jornal Diário Comércio Industria & Serviços, com informações equivocadas sobre as ações populares que suspenderam a venda de ativos da Petrobrás.
Ambas as reportagens são reprodução de conteúdo produzido pela agência internacional de notícias Reuters. Na reportagem, a jornalista Marta Nogueira, da Reuters, entrevistou dirigentes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) para falar sobre as ações populares.
De acordo com o texto, os ?sindicatos [da FUP] de petroleiros acreditam que conseguiram postergar o plano de desinvestimentos da estatal, mas não impedi-lo efetivamente?, com as ações populares. No entanto, estas ações foram ajuizadas pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). Em outras palavras, isso significa dizer que as ações foram movidas pela FNP e não pela FUP. Portanto, não cabe a direção da Federação Única avaliar os processos.
A FNP vê com estranheza a falta de respeito aos fatos e de um posicionamento comprometido com uma abordagem investigativa e de responsável apuração, realizada pela profissional de comunicação da Reuters, que não procurou nenhum diretor da FNP para falar sobre as ações.
Por isso, nesta semana, a FNP enviou ofício aos respectivos veículos de comunicação citados para solicitar direito de resposta e esclarecer a importância das ações e distinção dos fatos. A Federação Nacional também vai requerer uma errata à agência de notícias Reuters.
Até o momento, a revista e Exame e o jornal Diário Comércio Industria & Serviços não se manifestaram.
A Dra. Raquel Sousa, advogada do Sindipetro-AL/SE (FNP) está à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais.
Abaixo, seguem os ofícios: