Sociólogo fala sobre a 'radiografia do novo Brasil'

Em uma entrevista exclusiva de Jessé de Souza ao programa Brasilianas.org, exibido na TV Brasi,l e apresentado por Luis Nassif, em novembro de 2015, o  sociólogo e então presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estava à frente de uma pesquisa inédita que traçava um retrato das diferentes classes sociais no país, chamada de “Radiografia do novo Brasil moderno”

Nesta entrevista o professor fala, ainda, dos principais pontos do seu novo livro “A tolice da inteligência brasileira”, que foi lançado ainda em 2015. Na obra, ele desenvolve de forma mais profunda a defesa, que vem fazendo já há alguns anos, de que a classe média brasileira é reduzida, não englobando os 40 milhões de brasileiros que ingressaram no mercado de consumo na última década. Em outras palavras, para Jessé, as classes não podem ser compreendidas apenas pelo poder econômico ou pelo acesso ao consumo, mas a partir de uma análise mais ampla, que inclui acesso à educação, cultura entre outros fatores de acesso a conhecimento e serviços de qualidade.

Sobre o sociólogo

Jessé Souza é formado em direito e mestre em sociologia pela Universidade de Brasília, com doutorado, livre docência e pós-doutorado em importantes universidades da Alemanha e Estados Unidos, dentre elas a New School for Social, de Nova York. Ele foi presidente do Temer até maio de 2016, sendo demitido assim que Michel Temer assumiu Presidência após  o impeachment de Dilma Rousseff. Atualmente, é professor titular de ciência política na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, Rio de Janeiro.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp