Petrobrás conclui venda da Nansei Sekiyu

De acordo com a empresa, a venda de 100% das ações da Nansei Sekiyu (?NSS?) para a Taiyo Oil Company (?Taiyo?) foi finalizada no dia 28 de dezembro.  A operação foi concluída com o pagamento de US$ 165 milhões pela Taiyo, após o cumprimento de todas as condições precedentes previstas no contrato, assinado em 17 de outubro de 2016

Segundo a Petrobrás, este valor ainda está sujeito a ajustes finais. A operação foi contabilizada no programa de parcerias e desinvestimentos, que atingiu US$ 13,6 bilhões no biênio 2015-2016.  A venda está alinhada ao Plano Estratégico, que prevê o desmonte da companhia.

A NSS é uma empresa localizada na ilha de Okinawa, no Japão, e detida integralmente pela Petrobrás International Braspetro ? PIB BV. No site da empresa é divulgado que a refinaria tem capacidade de processamento de 100 mil barris por dia de petróleo, 36 tanques que armazenam 9,5 milhões de barris de petróleo e derivados, além de três píeres para carga e descarga de navios e uma monoboia.

A Taiyo é uma empresa japonesa de capital fechado, de importação, exportação, refino e venda de produtos petrolíferos, com sede em Tóquio. Conta com nove escritórios/filiais, incluindo uma refinaria  no Japão.

Conforme afirma a empresa, a venda da Nansei foi conduzida por meio de processo competitivo e o preço da transação foi avaliado por três instituições financeiras, através de duas opiniões independentes sobre o valor justo (fairness opinion) e um relatório de avaliação (valuation report).

Fonte: Fatos e Dados

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp