A Petrobrás sob a ótica das mulheres

Estamos num momento difícil. Sabemos que a tendência atual é o corte de direitos. O desmonte da PETROBRÁS prenuncia anos críticos para a defesa do que conquistamos até aqui que não foi pouco e não foi benesse de ninguém

Nós construímos nossas pautas e manifestações com participação dos trabalhadores. Nós, mulheres, somos cerca de 17% dos empregados. Isso não se reflete nem em cargos de chefia na empresa, nem na liderança dos movimentos em defesa da PETROBRÁS e dos nossos direitos. Podemos fazer a diferença, se organizando diferente.

No dia a dia sabemos nossas dificuldades. É uma piada machista. É o assédio moral e sexual. É a forma como a indústria do Petróleo e Gás muitas vezes se comporta como se só tivessem homens nela. É o presidente Pedro que nos manda cartinhas solícitas, mas diz que tem como modelo de gestão a AMBEV, uma das campeãs em casos de assédio, inclusive com denúncias de oferecimento de prostitutas para setores que batiam metas. São as mulheres de turno que muitas vezes encontram dificuldades para viver em plenitude a maternidade.

É a luta por uma jornada menor. É a defesa do parto humanizado e dos direitos da maternidade. É a defesa do abono para acompanhamento de familiar. São muitos temas. Queremos abordá-los. Construir um encontro que dê visilibilidade às nossas lutas cotidianas por voz, por respeito e por democracia na empresa. Que dê visibilidade às negras e LGBTs presentes na empresa, porque se há preconceito contra as mulheres, essas sofrem ainda mais.

É pela defesa da Petrobrás integrada que com a presença das mulheres pode ganhar novo fôlego.
É por tudo isso … que precisamos nos encontrar para construir e lutar juntas.

O ENCONTRO SERÁ NO DIA 17 DE MARÇO, DAS 18H ÀS 21H
NO DIA 18 DE MARÇO, DAS 9H ÀS 16H
NO SINDIPETRO-RJ

SOBRE QUAL TEMÁTICA:
1 – Defesa da Petrobrás: Nosso contexto sob a ótica das mulheres;
2 – Jornada de trabalho e a questão da mulher;
3 – Direitos da mãe e parto humanizado;
4 – Saúde da mulher: câncer, DSTs, doenças psicossociais e direitos associados.
5 – Mulher como mercadoria: assédio moral e sexual na ótica feminina.
6 – Mulheres, a questão da liderança e seus diversos segmentos Lgbts, Negras, Mulheres com deficiência, jovens e aposentadas.

Inscreva-se enviando mensagem para a página ou para o e-mail mulherpetroleirarj@gmail.com
NOME:
E-MAIL (PESSOAL):
TELEFONE:
LOCAL DE TRABALHO:
DESEJA APRESENTAR CONTRIBUIÇÃO AO ENCONTRO (Propostas, oficina ou artigos): ( ) SIM ( ) NÃO

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp