O SINDIPETRO/SJC convoca toda a categoria, trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas para mais uma rodada de assembleias com os grupos de turno, HA, Transpetro-Taubaté e na sede do Sindicato
Os trabalhadores irão avaliar a assinatura do ACT 2016, a proposta da Petrobrás para os dias de greve, debater as recentes punições arbitrárias que têm ocorrido na refinaria e também a reforma da Previdência.
A empresa reiterou a proposta de desconto de metade dos dias da greve e que a outra metade seja compensada. Essa proposta já foi rejeitada pelos trabalhadores na última negociação, mas a Petrobrás insiste em não avançar na discussão. É importante negociar os dias parados antes da assinatura do acordo. Esta é a posição da direção do SINDIPETRO/SJC e também da direção da FNP. Vale lembrar que a direção da Petrobrás citou o ACT dos bancários na mesa de negociação para defender o índice de reajuste oferecido para a categoria. E nós deixamos claro que, além do reajuste próximo da inflação, os bancários conquistaram o abono de 30 dias de greve. Nada mais justo! Os avanços na negociação são frutos do esforço de quem se mobiliza.
Desde a última rodada de assembleias, a Petrobrás aceitou a cobrança da FNP de implantação imediata da redução de jornada para lactantes, mas não avançou em nenhum outro ponto do acordo. Até retrocedeu, trazendo novamente a proposta de desconto dos dias da greve de 2015.
A PROPOSTA DA PETROBRÁS
A empresa insiste em discriminar a categoria. O reajuste para os aposentados repactuados foi de 8,97%. A empresa quer empurrar um reajuste de 8,57 % para a ativa e os aposentados não-repactuados.
A empresa garante também a extinção do auxílio-almoço; a implantação da redução de jornada com redução de salário a partir de 3 de abril de 2017, além de colocar em discussão o pagamento de hora extra na companhia com a inclusão do que for consenso no atual ACT.
Os quatro sindicatos da FNP (SJC, LP,AL/SE e PA/AM/MA/AP), que rejeitaram a proposta, irão consultar suas bases em assembleias até o dia 10/03. O indicativo segue sendo de rejeição.
Confira o calendário de assembleias e participe!