Por Emanuel Cancella*
Presentes estavam o professor Luiz Pingueli Rosa; o ex-diretor da Petrobrás, Guilherme Estrela; Paulo Metri, do clube de Engenharia; os professores Dorival Gonçalves, da UFMT; Igor Fuser, da Universidade Federal do ABC; Carlos Vainer , da UFRJ. Da FNP, Emanuel Cancella e Adaedson; da FUP, José Maria e João Moraes, o companheiro Magal, do Senge/SE, e muitos outros companheiros!
Majoritariamente o encontro reuniu trabalhadores do setor de energia, petróleo e do MAB (Movimento dos Trabalhadores Atingidos por Barragem).
Destaquei, no encontro, que os trabalhadores do petróleo e da energia fizeram o dever de casa nos quatro governos do PT, já que tornamos o Brasil autossuficiente em energia.
O grande problema é que tudo que foi conquistado está sendo destruído, principalmente no que diz respeito ao uso social dessas conquistas, como o nosso petróleo, que está sendo entregue; os royalties do pré-sal, que previam 75% para educação e 25% para a saúde, serão no governo golpista destinados para benefício dos gringos; tarifa social de energia para favorecer os mais pobres e expansão de luz do campo, nem pensar.
Estão privatizando nossa energia, transformando á agua e energia em mercadorias e liquidando a Petrobrás.
O professor Pingueli disse: ?Vender ativos públicos a preços aviltados é fácil, quero ver se eles venderiam assim um patrimônio próprio?. Pingueli se referia aos leilões de hidrelétricas e de petróleo.
Vale lembrar que, na Petrobrás, Pedro Parente vende ativos, sem licitação, para quem quer e por quanto quer. E cinicamente, como sempre, quem vai financiar essas privatizações vai ser o BNDES, com dinheiro do contribuinte.
Além das mobilizações que a Plataforma vai organizar e se fazer presente, como nos leilões de hidrelétrica e de petróleo, participaremos também da greve geral do dia 28/4.
A Plataforma também vai elaborar uma cartilha para levar às populações mais populares o conhecimento da importância, em suas vidas, do petróleo e energia. A ideia é criar uma grande mobilização em torno do tema Petróleo e Energia e agua.
É bom lembrar que, nas décadas 40 e 50, o povo brasileiro, sem TV e sem internet, criou os Centros de Estudos do Petróleo, nos principais municípios brasileiros, que culminou na campanha O Petróleo é Nosso! E resultou na criação da Petrobrás e do monopólio estatal do petróleo.
Além disso, a Plataforma deliberou que vamos trabalhar com afinco, no sentido de anular todas as privatizações do governo golpista de Michel Shell Temer. Vamos também elaborar um documento-compromisso, na área de energia, petróleo e água, para comprometer os parlamentares e candidatos à presidência em 2018, tendo como base:
– O pré-sal é da nação, para saúde e educação!
– Água e energia não são mercadorias!
*Emanuel Cancella é coordenador da Secretaria Geral do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros – FNP