De 12 a 26 de junho todos os participantes e assistidos inscritos na Petros poderão escolher seus representantes nos conselhos Deliberativo e Fiscal da Fundação
A votação será realizada pela internet e por telefone. Os eleitos exercerão a função por quatro anos. A novidade do processo eleitoral deste ano é a necessidade de cumprimento de uma série de requisitos estabelecidos pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) para que os conselheiros eleitos sejam habilitados e certificados no cargo. As exigências têm o objetivo de garantir a profissionalização da função.
Para votar pela internet basta acessar a Área do Participante, com login e senha, clicar no banner das eleições e confirmar o voto, fornecendo CPF ou data de nascimento. Quem preferir fazer a escolha por telefone, terá de usar uma senha específica para as eleições que será encaminhada pela Fundação. O participante só poderá escolher um candidato para cada órgão, independentemente do número de planos em que esteja inscrito. Assim que o voto for confirmado, o sistema impedirá uma segunda tentativa.
O processo eleitoral será acompanhado e certificado por empresa especializada em segurança da informação. A apuração dos votos começará meia hora após o encerramento da votação e será acompanhada por fiscais indicados pelos candidatos. A expectativa é que o resultado seja divulgado uma hora após o fim da votação.
O Conselho Deliberativo define a política geral de administração da Fundação e de seus planos de benefícios. Delibera, entre outros, sobre alterações de estatuto e do regulamento dos planos de benefícios; gestão de investimentos e planos de aplicação de recursos; aprovação das demonstrações contábeis após apreciação do Conselho Fiscal e Plano de Cargos Salários. Dos seis membros titulares e seus suplentes, três são indicados pelas patrocinadoras e três pelos participantes e assistidos.
O Conselho Fiscal controla a entidade internamente, participando dos atos administrativos e operacionais. Examina e emite pareceres contábeis, requisita realização de inspeções e auditagens. É constituído por quatro titulares e seus suplentes, sendo dois indicados pelas patrocinadoras e dois eleitos pelos participantes e assistidos.
Candidatos da FNP
Nessa eleição a Federação Nacional dos Petroleiros apoia duas chapas. A Dupla 52 concorre a uma para a vaga para o Conselho Fiscal e tem como titular Agnelson Camilo da Silva (Secretário Geral do Sindipetro PA/AM/MA/AP) e para suplente Adaedson Bezerra da Costa (Coordenador Geral do Sindipetro-LP). Para o Conselho Deliberativo a Federação apoia a Dupla 43 composta por Ronaldo Tedesco (atual presidente do Conselho Fiscal da Petros), como titular e Marcos André dos Santos como suplente.
Fonte: Sindipetro-LP