Em São Caetano, Oposição relata mudança, dúvidas e sindicato ausente

Entre as principais preocupações e assuntos das conversas entre os trabalhadores do terminal de São Caetano, está mudança das atividades dos setores administrativos para a nova unidade, na Avenida Paulista.

Se de fato a transferência de pessoal de escritório ? que inexplicavelmente se encontravam expostos aos riscos de uma área operacional ? deve ser saudada como uma conquista em termos de segurança, não podemos deixar de cobrar uma atuação mais presente da direção do sindicato.

Durante todo o processo (que se arrasta há anos) poucas vezes vimos o Sindipetro Unificado (FUP) realizar qualquer ação no sentido de cobrar da empresa uma maior transparência quanto às diversas transformações que a mudança ocasionará a todos.

A única ?informação? que tivemos até o momento foi por meio do jornal do sindicato numa entrevista com um diretor da base (jornal Petroleir@s 706, maio de 2011) na qual foi dito que ?a empresa não discute com transparecia com os trabalhadores esse processo transferência?. O que dizer então do sindicato neste quase um ano que se passou?

Desde lá muitas ?reuniões com o RH? aconteceram ? sem nenhuma consulta ou retorno à base ? e nada foi informado. Não foi feita nenhuma reunião setorial ou consulta sobre as dúvidas dos trabalhadores.

Questões básicas como o novo regime da jornada de trabalho, por exemplo. Sabemos que nos prédios administrativos existentes há o horário flexível, mas como evitar que surja o famigerado ?banco de horas??

Este nefasto ?banco?, que via de regra prejudica o trabalhador e foi historicamente criticada pela FUP, é praticado informalmente na companhia. Mas com a gerência do RH hoje sendo indicada pela própria FUP, será apenas com nossa participação pressionando o sindicato que garantiremos a manutenção dos nossos direitos.

Exigimos do sindicato uma imediata reunião setorial, para que os trabalhadores do terminal possam participar ativamente do debate sobre a transferência pois, afinal, são os maiores interessados.

Fonte: Oposição A Base Presente

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp