No penúltimo capítulo de suas "Recordações das lutas pela tecnologia na Petrobrás", Dorodame Moura Leitão destaca como foi fundamental para o CENPES e para o desenvolvimento do processo tecnológico na PETROBRÁS a criação da Divisão de Planejamento e Administração Tecnológica (DIPLAT), em 1984.
"Um dos mais importantes desses aspectos refere-se ao fato de que o CENPES criou mecanismos para se integrar mais com os seus clientes, através dos Comitês Estratégicos e Operacionais. Esses Comitês permitiram que os usuários passassem a participar da definição dos rumos da pesquisa realizada no órgão".
Segundo o autor, as mudanças efetuadas na gestão do processo tecnológico no CENPES abriram campo para o surgimento de projetos tecnológicos matriciais de longo prazo, voltados para a criação de tecnologia em áreas bem selecionadas, identificadas como janelas de oportunidade.
"Vários desses projetos foram criados nessa época, mas entre eles o de maior sucesso foi, sem dúvida, o Programa de Capacitação em Águas Profundas (PROCAP) que permitiu que a PETROBRÁS, pela primeira vez na sua história, chegasse à vanguarda do conhecimento tecnológico".
Clique aqui para ler o 13º capítulo de "Recordações das lutas pela tecnologia na Petrobrás"
Fonte: Aepet