ACT 2017: 3° rodada de negociação em tempo real

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) vai divulgar notícias e informações durante toda a reunião com o RH da Petrobrás, prevista para começar a partir das 9 horas desta sexta-feira (22), no Rio de Janeiro. Acompanhe, curta, compartilhe e deixe o seu comentário aqui!

VEJA o que o petroleiro perde com a proposta da empresa

FNP fez uma análise sobre as perdas de direitos que a direção da empresa quer empurrar goela abaixo dos trabalhadores, a partir de minuta entregue pelo RH, e destacou em amarelo os retrocessos. Direção da FNP irá bater nestas retiradas de direitos no início da reunião. Direção da Petrobrás alega ter apenas otimizado a redação do ACT. MENTIRA! Confira as PERDAS na planilha comparativa AQUI! 

A FNP não irá permitir NENHUM DIREITO A MENOS e brigará por um ACT digno para a categoria.


22/9 – 09:27 – Na abertura da reunião, a FNP expressa repúdio pela demissão de quatro petroleiros  aprovados em concurso público, convocados por liminar judicial. A direção da Petrobrás derrubou a liminar e os petroleiros foram demitidos. 


22/9 – 09:50 – A mudança da forma de contratação da Petrobrás, no Cenpes, tem provocado precarização do trabalho dos terceirizados. Trabalhadores da Autvale e Nova Rio, por conta disso, fizeram uma paralisação de dois dias nesta semana nas empresas. A FNP e o Sindipetro-RJ não admitem isso! 


22/9 – 10:21 – Lourival Júnior, diretor do Sindipetro- PA/AM/MA/AP e da FNP, durante o preâmbulo, critica recurso concedido a  João Elek que, nesta segunda (18), conseguiu revogar  advertência aplicada a ele em agosto. Elek que era diretor de Governança & Conformidade da Petrobrás e foi afastado da função por causa da contratação sem licitação da Deloitte, empresa na qual sua filha participava de um processo de seleção, tendo sido contratada posteriormente. “Como a Petrobrás pode demitir  quatro trabalhadores e perdoar  um gestor que homologou um contrato em situação de conflito de interesse?”


22/9 – 11:10 – FNP aponta os principais retrocessos na proposta de ACT da direção da empresa, durante mesa de negociação. Não é apenas otimização da redação, como afirmou o RH, há retirada de direitos, SIM, além de extinguir conquistas históricas da categoria e demonstrar o interesse da direção em inserir retrocessos da reforma trabalhista no ACT. RH tenta esclacer os apontamentos. Para a FNP não tem acordo do jeito que está.


22/09 – 11:20 – FNP aponta os retrocessos no item “hora extras e trocas de turno”. A FNP expõe o quanto a proposta da Petrobrás prejudica os trabalhadores. RH rebate e afirma que a proposta não é uma imposição.


22/9 – 11: 55 – Jovem Universitário – A FNP questiona a extinção  do programa, que integra a  atual  Cláusula 42ª do Acordo Coletivo vigente,  que subsidiava 60% das despesas comprovadas com a universidade .  O programa era direcionado para funcionários e dependentes. O RH diz que  a atual conjuntura da companhia e do país não abarca mais o ‘Jovem Universitário’. “Não cabe mais esse benefício” – disse há pouco um gestor presente na reunião.


22/9 – 12:20 – Na opinião de Agnelson Camilo (blusa branca e braços cruzados), diretor da FNP/SindipetroPA/AM/MA/AP, “os sindicatos devem levar a proposta para as assembleias e indicar rejeição, além de exigir que a direção da empresa apresente uma nova proposta, sem nenhuma retirada de direitos, dando um prazo para que o RH se posicione. Caso o RH não responda, GREVE IMEDIATAMENTE”, afirma.


22/9 – 12:30 – Consenso da FNP: Os retrocessos do AMS na proposta da direção da Petrobrás ficam evidentes quando a companhia, por exemplo,  anuncia sua proposta de Benefício Farmácia com o modelo de coparticipação e reclassificação de doenças e medicamentos, impondo custos aos ativos , e principalmente, aposentados /pensionistas.


22/9 – 13:00 – SMS – Ao ser questionado pela FNP sobre retirada de direitos em SMS, gerente de RH afirma: “Não tem entendimento. Sindicato entende de um jeito e a companhia entende de outro. Vamos criar uma comissão para discutir SMS, então”.


22/9 – 13:15 – Base já mostra insatisfação com proposta da direção da Petrobrás. Durante a mesa de negociação, sindicalista revela que 95% dos trabalhadores rejeitam a proposta, na intranet da empresa, neste momento.


22/9 – 13:40 – Reunião de negociação de ACT termina. RH afirma que vai analisar os questionamentos apresentados pela FNP. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp