No leilão pela 14ª Rodada de Licitações serão ofertados 287 blocos em 29 setores de nove bacias sedimentares, totalizando área de 122.615,71 Km2. São áreas que vão desde o Pré-sal como da Bacia de Santos, atualmente, a segunda maior produtora de petróleo e a primeira de gás natural do Brasil. Em julho, a bacia produziu 1,1 milhão de barris de petróleo e 5,5 milhões metros cúbicos de gás natural por dia e da Bacia de Campos, a maior produtora de petróleo e segunda de gás natural do país. Em julho de 2017, a área no litoral do Estado do Rio de Janeiro produziu 1,3 milhão de barris de petróleo e 2,2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia; além das Bacias do Espírito Santo, Sergipe-Alagoas, Recôncavo, Potiguar, Parnaíba, Paraná e Pelotas.
A doação lesiva ao Brasil e a Petrobrás, com as assinaturas de Temer e Pedro Parente, terá a participação das habitués petroleiras que gostam de moleza, como a norte-americana ExxonMobil, a norueguesa Statoil, a espanhola Repsol e a anglo-holandesa Royal Dutch Shell, entre outras. Como figurante, a Petrobrás participa da encenação.
Das aprovadas, 10 são de origem estrangeira e apenas uma, a Petronas, ainda não possui contrato para exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil, segundo a ANP.
Fonte: SindipetroRJ