Os trabalhadores do grupo 1 e do horário administrativo da Revap (Refinaria Henrique Lage) reprovaram na manhã desta segunda-feira (2), por unanimidade, a proposta de ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) apresentada pela Petrobrás, durante a primeira assembleia da Campanha Salarial 2017. Também aprovaram o estado de greve e a formação de comitês de base para a campanha salarial.
Durante a Assembleia, o dirigente do Sindipetro-SJC, Rafael Prado, fez uma apresentação dos principais pontos da proposta e destacou quais eram os principais ataques da empresa.
Também deixou claro que, se a proposta da empresa fosse aprovada da forma como está, as perdas seriam grandes para toda a categoria.
“Na prática, o que essa proposta da empresa representa é redução de salários e direitos. Está claro que a empresa está priorizando o lucro dos acionistas e preparando o terreno para a privatização da empresa”, disse.
O dirigente Júlio César Araújo também reforçou os ataques da proposta apresentada pela empresa e lembrou que amanhã (terça-feira, dia 3) é o aniversário de 63 anos da Petrobras. “O Sindicato vai participar dos atos que acontecem amanhã no Rio de Janeiro, por conta da data. Todos estão convidados a participar”, disse.
Já o dirigente José Ademir parabenizou todos os trabalhadores que se dispuseram a parar por uma hora e participar da assembleia. “A participação está boa mas precisamos que vocês conversem com os colegas e os convençam a participar também, nas próximas assembleias. Estamos vivendo um momento delicado em que a unidade e disposição de luta fará a diferença”, disse.
Para o Sindicato, a avaliação da primeira assembleia desta campanha salarial foi bastante positiva. “Tivemos uma grande participação da categoria. Até companheiros aposentados foram pra porta da empresa pra participar. Essa unidade mostra que os trabalhadores estão tomando consciência de que é a hora de nos mobilizarmos na defesa dos nossos direitos já conquistados”, disse Rafael.
Durante a assembleia, vários trabalhadores aproveitaram a oportunidade para se sindicalizarem. Funcionários do SindiPetro-SJC também distribuíram as camisetas da Campanha Salarial aos sócios, além dos convites para a festa de aniversário do Sindicato, no próximo dia 11.
CALENDÁRIO
Nessa primeira rodada, mais uma série de assembleias serão realizadas. Nesta segunda-feira, acontecem ainda assembleias com o grupo 4, às 15h, e com o grupo 2, às 23h.
Na próxima quinta-feira (5), será a vez do grupo 5, às 7h, os trabalhadores da Transpetro/Taubaté, às 7h30, e com o grupo 3, às 15h.
Na sexta-feira, dia 6, a última assembleia dessa rodada acontece na sede do Sindicato, a partir das 17h.
É muito importante a participação de todos para mostrarmos força e unidade nessa etapa das negociações com a empresa.
Participe!
Fonte: Sindipetro-SJC