O Sindipetro-SJC realizou um ato, na manhã desta terça-feira (31) de Halloween, na porta da Revap (Refinaria Henrique Lage), que mobilizou os trabalhadores do grupo 2 e do horário administrativo. O protesto atrasou cerca de 40 minutos a entrada dos trabalhadores.
Aproveitando a data, o ato contou com um caixão preto que foi colocado na porta da refinaria. Foi uma forma de simbolizar o enterro do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) da categoria, que é a intenção clara da Petrobrás, desde o início das negociações da Campanha Salarial deste ano. A manifestação sensibilizou os trabalhadores, que aderiram ao protesto.
“Este é o Halloween dos petroleiros. Estamos aqui, pra chamar a atenção de vocês para a importância da mobilização para mostrarmos força e unidade. Se não lutarmos agora, nosso ACT vai ser enterrado pela empresa. Ainda dá tempo de impedirmos isso”, disse durante a assembleia o dirigente Júlio César Araújo.
Os petroleiros estão em plena negociação da Campanha Salarial. A Petrobrás apresentou, no final de setembro, uma proposta absurda que incluía retirada de direitos e extinção de inúmeras cláusulas do ACT.
A proposta foi rejeitada pela categoria, em todo o país. Uma reunião solicitada pela FNP (Federação Nacional dos Petroleiros) para o dia 10 de outubro, logo após a rodada de assembleias nas bases petroleiras de todo o país, mas a companhia cancelou.
Na semana passada, uma nova reunião foi agendada, para a próxima sexta-feira, dia 3.
“A Petrobrás marcou a reunião para o dia 3 mas já avisou que uma nova proposta será apresentada somente entre os dias 6 e 10 de novembro. Ou seja, uma clara tentativa de empurrar a negociação. Afinal, no dia 11 de novembro entra em vigor a reforma trabalhista. Por isso, a hora de fazer pressão e fechar um acordo sem retirada de direitos é agora!”, disse Julio.
Novos protestos devem ser realizados no início dos demais turnos da empresa.
Fonte: Sindipetro-SJC