ACT 2017: mais uma rodada de negociação nesta sexta-feira

De acordo com o documento enviado à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), a reunião visa dar continuidade ao processo de negociação do ACT 2017. Mas ressalta que a última proposta só será apresenta entre os dias 6 e 10 de novembro. Não por coincidência, último dia de vacância para que as mudanças na CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) passem a vigorar. 

Claramente, Pedro Parente, presidente da companhia, aplica a cada dia o receituário neoliberal de Michel Temer, querendo impor aos petroleiros retrocessos históricos aprovados recentemente na reforma Trabalhista.

Por isso, a FNP já encaminhou ofício à empresa exigindo a prorrogação do ACT atual e apresentação de nova proposta e convocará assembleia para os próximos dias. O indicativo é intensificar as mobilizações a partir desta semana e reforçar nosso movimento do dia 10 de novembro.

A partir das 10 horas, a FNP irá divulgar notícias e informações durante toda a reunião com o RH da Petrobrás, prevista para acontecer nesta sexta-feira (3), no Rio de Janeiro. Acompanhe, curta, compartilhe e deixe o seu comentário aqui!

Patrícia Laier, diretora do Sindipetro-RJ, fala sobre expectativas em relação a reunião, que ainda não começou.

10horas 20minutos: Inicia reunião com preâmbulo. A palavra está com Eduardo Henrique, diretor do Sindipetro-RJ e da FNP, neste momento, que ressalta a importância de ter uma proposta sem perda de direitos.

10horas 30minutos: José Luiz Marcusso, gerente de RH da Petrobrás, já dá indício de que o ACT será prorrogado. Vitória da categoria!

10horas 40minutos: Segundo Adaedson Costa, diretor do Sindipetro-LP e da FNP, dá para a empresa avançar em alguns pontos, principalmente nas questões sociais e deixar as cláusulas mais claras. “O melhor caminho será prorrogar o Acordo Coletivo. Caso reduzam direitos a partir do dia 11, com certeza, terá greve. A gente entende que dá para avançar”, afirma.

10horas 55minutos: Igor Krettli, diretor do Sindipetro-RJ, cobra resposta do RH sobre os petroleiros demitidos no período do início das negociações de ACT, neste ano.

11horas 10minutos: Fábio Mello, diretor do Sindiopetro-LP e da FNP ressalta que é preciso discutir a situação do terminal de Pilões, em Cubatão (SP), onde ocorreu a morte do petroleiro Marcelo Couto. Morte causada por exposição ao agente benzeno. De acordo com o Mello, a ocorrência não é individual. Outros trabalhadores também podem estar doentes por causa da exposição ao agente.

11horas 20minutos: RH da Petrobrás faz apresentação sobre o ACT 2017. A ideia é passar pontos em que houve divergência entre a FNP e o RH.   A apresentação começou com AMS. RH afirma que não está cumprindo a “Relação de custeio 70×30” e diz que precisam trabalhar nisso. Eles apresentam formas para amenizar o impacto. “Nós queremos buscar solução”, afirma Maurício Lopes, gerente de relações sindicais da Petrobrás. 

11horas 37minutos: Benefício Farmácia – RH apresenta mudança no modelo, que passa a ter coparticipação. Passa a focar em doenças crônicas e agudas. Na tabela de “Benefício”, o RH mostra que a cobertura será para medicamentos com custo unitário a partir de R$ 300 reais. A tabela de coparticipação, então, vai depender do tipo de doença e do valor do remédio. No entanto, petroleira chama a atenção para doenças crônicas como epilepsia, que não serão cobertas e vai que gerar uma lacuna enorme no Benefício.

12 horas:  Fim do Auxílio Almoço – Direção da Petrobrás propõe migração obrigatória do Auxílio Almoço para o Vale Refeição/Alimentação a partir de 1º de janeiro de 2018. Não será mais considerado o valor do Auxílio Almoço para cálculo de gratificação de férias, do 13º salário e da remuneração normal. Além disso, a direção da empresa informa que pela atual proposta o programa Jovem Universitário não terá continuidade e o Benefício Educacional  não terá reajuste.

12horas 10minutos: Adicional de permanência no Estado do Amazonas – fim do pagamento a partir do dia 1 de dezembro, com indenização (valor médio de R$13.903,76). Mas, RH informa que está aberto para negociação. 

12horas 15minutos: Reajuste Salarial – RH abre discussão sobre o reajuste de 1,73% retroativo a setembro de 2017, nas tabelas de salário básico e RMNR.

12horas 20minutos: SMS – RH afirma que conteúdo está todo preservado, com todas as ressaltas feitas pela FNP, em reuniões anteriores.

12horas 30minutos: Petroleiros demitidos (sentados no final da sala), ouvem do RH que não teve demissão. O que houve foi um desligamento por questão judicial. Portanto, não há nada que obrigue a empresa a readmiti-los. FNP solicita reunião específica para tratar deste ponto e vai continuar lutando pela readmissão dos companheiros.

12horas 45minutos: Prorrogação do Acordo –  Por solicitação e pressão da FNP, José Luiz Marcusso, gerente de RH da Petrobrás, afirma que vão divulgar a proposta da companhia até o dia 10 de novembro. A prorrogação vai ser até o dia 30 de novembro. 

12horas 57minutos: A palavra, agora, está com os petroleiros. “A quantidade de perda é muito grande. Só vamos resolver essas questões com greve”, afirma Rafael Barbosa (com blusa vermelha), diretor do Sindipetro-RJ, com relação ao reajuste 0% para o Benefício Educacional. “Como nós vamos manter nossas crianças nas escolas?”, questiona.

13horas 30minutos: “Os senhores deveriam entregar os seus cargos…”, diz Carla Marinho, diretora do Sindipetro-RJ, ao desabafar sobre as perdas de direitos previstas no ACT.

13horas 35minutos: “Depois de saquearem a Petrobrás por 14 anos, os petroleiros é que pagam a conta. Não há avanço no ACT. Essa é uma proposta que ataca, fundamentalmente, os trabalhadores de nível médio e ataca a vida na hora que retira cada benefício do trabalhador”, ressalta Vinícius Camargo, diretor do Sindipetro-RJ. 

13horas 40minutos: Reunião com o RH termina. A partir das 15horas, direção da FNP irá reunir-se na sede do Sindipetro-RJ para planejar os próximos passos. Em breve, mais informações serão divulgadas. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp