FNP se reúne com Petrobrás para dar continuidade ao GT de SMES

A Federação Nacional dos Petroleiros e o Sindipetro-RJ se reuniram com a Petrobrás no último dia 20 de junho, no Edise, para dar continuidade às discussões do Grupo de Trabalho de SMES. A reunião, que deveria ter acontecido no dia 6 de junho, havia sido adiada por conta das negociações de PLR.

Durante as discussões, os sindicatos que integram a FNP fizeram diversas reivindicações e apresentaram algumas demandas de suas respectivas bases que devem ser respondidas na próxima reunião, agendada para o dia 25 de julho.

Mulheres
Denunciadas por diversas vezes pelo Sindipetro-LP, as condições de trabalho das mulheres petroleiras nas plataformas da Bacia de Santos finalmente serão observadas com mais atenção pela empresa. Essa foi, pelo menos, a resposta da empresa, que firmou o compromisso de verificar a situação das mulheres nos camarotes das plataformas de Merluza e Mexilhão.

O Sindicato relatou o número reduzido de camarotes para as mulheres, além da necessidade da construção de mais vestiários femininos, uniformes adequados adaptados às condições físicas das mulheres, dentre outras medidas necessárias. Aproveitando a ocasião, os demais Sindicatos também citaram a dificuldade enfrentada pelas petroleiras que trabalham em terra em todo Sistema Petrobrás, uma vez que também sofrem com a ausência de banheiros femininos nas áreas operacionais, além dos constantes casos de assédio moral e sexual.

Benzeno
Um dos problemas citados, e que acontece em diversas unidades do País, é a participação de representantes dos GTB?s das unidades nas reuniões das Comissões Regionais e Nacional do Benzeno. Por diversas vezes e em diversas unidades, gerentes estão criando inúmeros empecilhos e dificuldades para inviabilizar a participação desses trabalhadores nas comissões. O resultado tem sido comissões esvaziadas, justamente por responsabilidade da companhia. Diante disso, o SMES assegurou que verificará as orientações que devem ser dadas para que casos como esses não ocorram novamente. A FNP e Sindipetro-RJ exigiram que a empresa garanta a participação desses petroleiros em todas as comissões.

Acidentes de trabalho
Em relação aos acidentes de trabalho e demais temas relacionados ao assunto, foi acordado um conjunto de medidas. Dentre eles, a possibilidade dos sindicatos criarem um e-mail específico para recebimento das CAT?s; apresentação do SMES sobre metodologia da Petrobrás de diagnóstico e tratamento de doença ocupacional, além do encaminhamento aos sindicatos do novo procedimento sobre registro e tratamento de acidentes. Por fim, o SMES e RH estudarão a elaboração conjunta de orientações gerenciais sobre como proceder em situações de empregados com dificuldades no ambiente do trabalho e que possam decorrer de motivações de saúde.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp